Sábado será marcado por mobilizações em Cianorte

 

Publicado em: 21/08/2014 00:00

Whatsapp

 

Ações das campanhas Agosto Azul e Quebrando o Silêncio acontecerão na Praça 26 de Julho

Quem passar pela Praça 26 de Julho em Cianorte na manhã deste sábado (23) encontrará um ambiente diferente. O dia será marcado pelas mobilizações das campanhas Agosto Azul e Quebrando o Silêncio, voltadas, respectivamente, para ações de prevenção a saúde do homem e alertar os cianortenses sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Os homens que passarem pelo local poderão realizar testes rápidos de glicose, avaliação bucal com o objetivo de identificar sintomas do câncer de boca, verificar a pressão arterial e, ainda, receberão orientações sobre postura, doenças sexualmente transmissíveis e câncer de próstata. Além disso, a Secretaria de Saúde distribuirá guias para exames de próstata. Os serviços estarão disponíveis das 09h às 17h.

A campanha Agosto Azul incentiva o público masculino a procurar atendimento médico e cuidar da saúde. A enfermeira chefe da Atenção Básica em Saúde, Andreia Pizani Domingos, explicou que grande parte dos homens não tem a preocupação de cuidar da própria saúde. “A campanha existe para conscientizar esse público sobre a necessidade de realizar exames com o objetivo de prevenir doenças, assim como as mulheres que fazem anualmente seus exames ginecológicos, é importante que os homens criem esse hábito”, disse Andreia.

Quebrando o Silêncio

Já a campanha Quebrando o Silêncio, realizada em Cianorte através da parceria entre a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a Ouvidoria da Mulher, terá como tema ‘Exploração Sexual: Proteja seus filhos contra essa prática ilegal’. Para alertar a população sobre este assunto, a Praça 26 de Julho receberá apresentações musicais e show dos personagens da revista Nosso Amiguinho. Além disso, serão distribuídos materiais educativos e os participantes sairão em passeata até a rodoviária do município.

De acordo com informações do Conselho Tutelar, Cianorte teve, no ano de 2013, 70 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes; 48 de exploração sexual; 80 de violência física e 120 de violência psicológica, que se caracteriza por “pais que se agridem na frente dos filhos, situações vexatórias, ameaças contra a vida e pressões de todo tipo que desestabilizam esses jovens”, explicou a conselheira tutelar Carmem Lucia Sartori.

O projeto “Quebrando o Silêncio” é promovido desde 2002 pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai). Constituída por campanhas de combate à violência na família, escola e comunidade, a iniciativa possui caráter educativo e preventivo contra as formas de violação de diretos, principalmente, os da criança, mulher e idoso.

Todos os cianortenses estão convidados a participar do evento e abraçar a causa. “Para combater a violência é preciso unir forças e apresentar um posicionamento firme. Você pode fazer a diferença, o primeiro passo é quebrar o silêncio, buscando ou oferecendo ajuda. Esta mobilização serve de apoio às ações desenvolvidas por órgãos como a Ouvidoria da Mulher, Conselho Tutelar, Disque 100 e 180”, destaca Adriana Águila, coordenadora da Ouvidoria da Mulher.

Imagens