Tiro de Guerra premia melhores redações sobre a FEB

Publicado em: 22/08/2014 00:00

O concurso realizado com alunos das escolas municipais é alusivo aos 70 anos da participação da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial

No dia 02 de julho de 1944, pracinhas brasileiros, como ficaram conhecidos os soldados do 1º Escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB), embarcaram em direção à Itália para combater ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Pouco mais de 70 anos depois, jovens cianortenses homenageiam os heróis nacionais em um concurso de redação, organizado pelo Tiro de Guerra 05-011(TG) para celebrar a atuação da FEB no campo de batalha. As melhores dissertações foram premiadas nesta quinta-feira (21) em solenidade realizada no TG com a participação do grupo de atiradores, que desfilaram e fizeram seus juramentos à bandeira.

Participaram do concurso os alunos das 13 escolas municipais de Cianorte. “Recebemos mais de 500 redações, o que nos deixa muito felizes por conseguirmos levar esse conhecimento da história do Brasil até as crianças e também por estarmos incentivando esses jovens a terem o hábito da leitura e da escrita”, comemorou o chefe de instrução do TG, 1º Sargento Edson da Silva que , junto com o 1º Sargento André Azambuja, idealizou o concurso.

De todo o material recebido, foram escolhidas 13 redações, uma de cada escola participante. A aluna Latifa Daniele de Souza, da escola Castro Alves, foi premiada com uma bicicleta pela conquista do 1º lugar; Pedro Andrade de Oliveira, da Dom João Bosco, recebeu um skate pela 2º colocação, e a Mariana Fernandes, da Jardim Aeroporto, conquistou um jogo educativo e interativo por ter o 3º melhor trabalho. Os três também ganharam um livro. Todas as crianças receberam um diploma de participação e brindes, compostos por camiseta e copo ou boné, ofertado pelos Amigos do Tiro de Guerra. Além disso, o aluno Gabriel Paes Silva, da escola Jorge Moreira, foi homenageado com a leitura da sua redação.

“Agradecemos a equipe do Tiro de Guerra por realizar esse grande trabalho, que levou um conhecimento diferenciado as crianças e vai nos ajudar na formação desses jovens. É tão gratificante vê-los aqui recebendo esta premiação por um trabalho, que não tinha um tema fácil, mas que eles conseguiram realizar de forma brilhante”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

“Estamos muito felizes por essas crianças premiadas. Trabalhos como este do Tiro de Guerra contribuem para a formação de cidadãos conscientes, para isso nada mais importante que conhecer a história do próprio país. Agradeço ao TG pela parceria com a prefeitura em todas as ações que realizamos e parabenizo aos vencedores”, disse o prefeito Bongiorno.

Na próxima segunda-feira (25), Dia do Soldado, os três primeiros colocados no concurso participarão de uma solenidade na Câmara de Vereadores, onde receberão o diploma de vencedores e a 1ª colocada será homenageada com a leitura da sua redação.

Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal, o vereador Dáda e os vereadores Silvio Fernandes, Márcia Perereira e Letícia Biggi; a coordenadora educacional de programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Claudia Fernandes; o ex-pracinha, Sr. Antônio Lawngosk; o delegado da 15ª Delegacia do Serviço Militar, 2º Tenente Paulo Ricardo Teixeira de Freitas; o Tenente Coronel, Dorival Mortean; o comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Adriano Alves de Souza; o comandante da Polícia Rodoviária Militar, 1º Sargento Gebersom Lisboa; o representante do Amigos do Tiro de Guerra, Claudinei Anibal Pereira; o presidente do Clube de Tiros, Emilio Vieira Jimenes.