Moda UEM lança exposição de vestuário do século XIX

Publicado em: 22/08/2014 00:00

Amostra também conta com diversos materiais têxteis e é aberta à comunidade

A Tecidoteca da Universidade Estadual de Maringá – UEM, situada no Campus Regional de Cianorte, recebeu dezenas de visitantes na noite desta quinta-feira (21). Isto porque, sob a coordenação do professor Ronaldo Vasques, os acadêmicos do 2º ano do curso de Moda lançaram a “Exposição permanente do século XIX”, uma amostra composta por seis roupas, elaboradas com base na Moda Império, Romantismo, Era Vitoriana e Belle Époque, que foram produzidas pelos próprios alunos que, também, contaram com a orientação da professora de modelagem e confecção, Maria Helena Ribeiro de Carvalho.

“Nosso objetivo é demonstrar como os modos de vestir foram mudando conforme o passar do tempo no século XIX, com exemplos de indumentárias femininas e masculinas e com destaque para a década de 1850, quando surge o conceito de alta costura, criado pelo inglês, radicado em Paris, Charles Frederick Worth”, contou Vasques que, entre outras, leciona a disciplina de História da Moda Contemporânea.

O lançamento da exposição foi prestigiado por acadêmicos, ex-alunos, professores e representantes de órgãos e entidades. A diretora do Campus Regional de Cianorte, Márcia Maioli, elogiou os trabalhos. “É impressionante e notável a forma cuidadosa de como cada detalhe foi produzido. A equipe responsável pelo projeto está de parabéns”, afirmou a administradora da entidade, acompanhada pela coordenadora do curso de Moda, a professora Silvia Bortoloto Damasceno.

Já a representante da Prefeitura de Cianorte, a coordenadora pedagógica e educacional, Sueli Falcione Moreira, destacou a relevância do vestuário como parte da história da humanidade. “Além da análise visual das vestimentas, por meio das considerações feitas pelos alunos, constatamos a importância do vestir que, assim como a alimentação, constitui uma necessidade básica que acompanha o desenvolvimento do homem”, enfatizou a integrante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Permanente, a exposição é aberta ao público em todas as terças-feiras no período da tarde e visitas em grupo, de escolas, por exemplo, podem ser agendadas pelo telefone (44) 3619-4008. Além do vestuário do século XIX, reproduzido com a máxima fidelidade – com relação aos tecidos e aviamentos, por exemplo –, a Tecidoteca da UEM de Cianorte, considerada a mais completa do Brasil, também oferece aos visitantes o acesso a bandeiras têxteis, com informações químicas e físicas de diversos tecidos; amostras de fios e fibras, naturais e sintéticas; bem como diversas peças de roupas, de épocas e ocasiões distintas, como as criadas para figurinos.