Teatro destaca a importância do campo e da cidade

Publicado em: 22/08/2014 00:00

Atividade integra as ações desenvolvidas em decorrência do Projeto Agrinho

Os alunos dos terceiros anos da Escola Municipal Dom João Bosco tiveram uma manhã de estudos diferente nesta sexta-feira (22). Isto porque, um teatro apresentado pelos estudantes do 3º ano A, baseado no livro ‘As aventuras de um pequeno ratinho na cidade grande’, destacou características das zonas urbana e rural, demonstrando a importância de cada uma para o desenvolvimento do homem. A atividade integra uma série de ações promovidas pela escola em decorrência do Projeto Agrinho que, neste ano tem como tema ‘Conexão Campo Cidade e o Nosso Papel para Melhorar o Mundo’.

“Com o objetivo de valorizar o trabalho do homem do campo, bem como disseminar a importância da alimentação saudável, a equipe pedagógica da escola organizou uma série de atividades, com o título ‘ Do campo à mesa: o caminho dos alimentos”, para todos os alunos do ensino fundamental, como visitas a uma agroindústria de fabricação de queijos, uma produção de alface hidropônica, além de palestras, não só aos alunos, como também aos pais, ministrada pelo engenheiro agrônomo do município, José Bataglini, sobre a evolução das práticas e máquinas agrícolas”, contou a professora, Andrea Bacarim Faria.

Para a diretora da instituição de ensino, Daiane Aparecida Rossi Doro, atividades como estas são essenciais para o processo ensino-aprendizagem, pois o conhecimento apresentado em sala de aula é potencializado pela prática. “É muito importante que a escola abrace projetos como o Agrinho, pois os alunos aprendem muito com a prática. A partir do momento que eles conhecem a realidade, por meio das visitas, eles trazem, com mais facilidade, o que viram nos livros para o cotidiano. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos”, garantiu.

“O teatro foi legal. Aprendi que o campo precisa da cidade e a cidade precisa do campo, pois cada um tem suas qualidades. É o campo que fornece as frutas e demais alimentos pra gente, que é da cidade, comprar na feira”, concluiu o aluno, Pedro Henrique, que atuou como o rato da cidade.

O Agrinho é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PR), em parceria com o Sindicato Rural de Cianorte e a Secretaria de Educação e Cultura. O Programa é desenvolvido com crianças do ensino fundamental da rede pública, por meio de atividades pedagógicas relacionadas a temas como cidadania, meio ambiente e responsabilidade social.