Exposição sobre universo rural marca projeto em São Lourenço

Publicado em: 25/08/2014 00:00

Organizado pela Escola Municipal General Ernesto Geisel, o evento proporcionou uma viagem ao passado da vida no campo

O Salão Paroquial de São Lourenço transformou-se, na última sexta-feira (22), em uma máquina do tempo, que levou os presentes a uma viagem ao passado. Quem chegava ao local deparava-se com um ambiente predominantemente rural, ornamentado com móveis e utensílios domésticos antigos, que faziam parte da realidade de grande parte da população do distrito. A exposição fez parte das ações do projeto “União Campo-Cidade: uma parceria indissociável”, desenvolvido pela professora Mônica Cristina Malaco Francisco, da Escola Municipal General Ernesto Geisel.

“As crianças necessitam do concreto para confirmarem o que aprendem, então quando eles podem entrar em contato com objetos antigos, animais e plantas, fica bem mais fácil a compreensão de como se dá esse processo de transformação dos produtos da terra até chegar na mesa deles”, explicou a professora que contou também que estavam expostos no evento equipamentos agrícolas, produtos industrializados, cuja matéria-prima é adquirida no campo, além de doces caseiros, verduras e artesanato.

O projeto, inspirado no Programa Agrinho que, em 2014, tem como tema ‘Conexão Campo Cidade e o Nosso Papel para Melhorar o Mundo’, iniciou-se em sala de aula com o estudo sobre cada tipo de plantação, seguido de visita na agroindústria familiar da Tia Chica, localizada no município de Araruna, onde as crianças puderem verificar todo o processo de transformação artesanal do produto, desde o plantio até colheita e produção de compotas. O próximo passo foi conhecer como se dá a industrialização do alimento na fábrica da Amafil.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, parabenizou a Escola pelo projeto. “Uma iniciativa como esta precisa ser enaltecida, é uma vivência que os alunos jamais irão esquecer. A exposição está belíssima e foi muito gratificante dar uma volta pelo salão e ver tudo aquilo que fez parte da nossa história. Aproveito para agradecer ao prefeito pela parceria em disponibilizar recursos para a Educação desenvolver projetos maravilhosos como este”, disse Neuza.

“Já tive a oportunidade de visitar inúmeras feiras, mas em nenhuma delas tive uma emoção tão grande como estou tendo aqui nesta noite, que me fez relembrar a época da infância e adolescência no sítio. O ser humano precisa ter coragem, perseverança, mas acima de tudo tem que ter atitude e foi isso que a professora e a diretora tiveram para fazer essa exposição acontecer. Parabéns a vocês por fazerem da educação um meio de transformação social, por ajudar na formação de cidadãos conscientes”, enfatizou o prefeito Bongiorno.

A exposição ficou marcada também pela homenagem que os alunos de todas as turmas da Escola fizeram aos agricultores ao cantar a canção ‘Obrigado ao Homem do Campo’, dos compositores Dom e Ravel.

Estiveram presentes ao evento, a diretora da Escola Municipal General Ernesto Geisel; o administrador do distrito, Gilberto Silva; a coordenadora Educacional e Pedagógica da Educação Infantil, Andreia Coelho Bastos; a coordenadora Educacional e Pedagógica do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, Sandra Locateli Português e a diretora da Escola Municipal Ovídio Franzoni, Eliane Lopes.