Crianças fazem panfletagem sobre compostagem

Publicado em: 25/08/2014 00:00

Iniciativa tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de não colocar lixo junto com folhas secas que servirão de base para o adubo orgânico

“É que a gente já aprendeu e agora estamos ensinando eles”, assim explicou a pequena Beatriz Martins de Lima a atividade prática realizada pela turminha do 3º ano A, da Escola Municipal Vicente Machado, que passou a manhã desta segunda-feira (25) distribuindo panfletos, confeccionados pelas próprias crianças, e explicando aos moradores da Zona 1 sobre compostagem e a importância de não colocar lixo junto com folhas secas que são recolhidas pela equipe de limpeza da Prefeitura e destinadas à Usina de Compostagem do município, onde servirão de base para a produção de adubo orgânico.

A atividade integra uma série de ações promovidas pela Escola em decorrência do projeto, desenvolvido pela professora Kely Jacomini de Souza, sobre compostagem. “Em um primeiro momento nossa ideia era incentivar a compostagem caseira, entretanto em visita à Usina verificamos que eles enfrentam um grande problema com o lixo que é recolhido junto com folhas e galhos secos, o que atrapalha o processo de produção do adubo. Isso nos motivou conscientizar a população cianortense sobre a necessidade da separação do lixo”, contou a professora.

Durante a panfletagem, as crianças conheceram o senhor Antonio Alves e sua esposa, a senhora Leonilda Valoto Alves, que usam as folhas recolhidas em sua residência para fazerem o próprio adubo; os dois deram uma palestra aos pequenos ambientalistas. “A compostagem é importante, porque assim não uso agrotóxicos, vem tudo da natureza”, comentou o Sr. Antonio.

Compostagem é uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos, como por exemplo folhas secas, galhos triturados, grama, sobras de frutas, legumes e alimentos em geral, trapos de tecido, serragem, entre outros, em adubo. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, hoje cerca de 55% do lixo produzido no país é composto por resíduos orgânicos, que se fossem destinados à compostagem ajudariam a reduzir o volume de lixo acumulado nos aterros.

O projeto vem sendo trabalhado em diferentes etapas, tais como visitas à Usina de Compostagem e à propriedade rural que utiliza adubo orgânico em suas hortas; conscientização dos pais através de palestra com a bióloga Celia Catapan e o engenheiro agrônomo Reinaldo Pianta, ambos da secretaria de Meio Ambiente, e divulgação na imprensa local para orientar a população. “Nos próximos dias visitaremos a Feira do Produtor para sabermos sobre a aceitabilidade dos produtos orgânicos pela comunidade e finalizaremos com entrevistas com o pessoal da Usina para verificarmos se as ações do projeto estão contribuindo para minimizar o problema enfrentado por eles”, disse a docente.

A diretora da Escola Vicente Machado, Silvana Lemos de Oliveira Couto, ressaltou que o projeto faz parte do Programa Agrinho 2014. “Percebemos um grande interesse por parte dos alunos, pais e comunidade escolar que também não conheciam a compostagem e seus benefícios. Esperamos uma mudança nas atitudes de separação do lixo e destinação adequada”, enfatizou.