Mobilizações atraem centenas de pessoas à Praça 26 de Julho

Publicado em: 25/08/2014 00:00

Quem passou pelo centro de Cianorte na manhã deste sábado (23) foi envolvido por ações de promoção à saúde dos homens e de alerta à exploração sexual infantil. Isto porque, a Praça 26 de Julho foi o local das atividades de mobilização das campanhas Agosto Azul e Quebrando o Silêncio que, promovidas, respectivamente, pela Secretaria Municipal de Saúde e Igreja Adventista do Sétimo Dia, com o apoio da Ouvidoria da Mulher, atraíram centenas de pessoas.

As ações tiveram início às 9 horas, sendo que as do projeto Quebrando o Silêncio foram encerradas ao meio dia, com uma passeata até o Terminal Rodoviário e as da campanha Agosto Azul se estenderam até às 17 horas. Entre as autoridades que prestigiaram os eventos estavam o prefeito Bongiorno; a primeira dama e presidente de honra do Provopar, Fátima Bongiorno; o vice-prefeito Serginho; o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai; o pastor da Igreja Adventista, Sandro dos Santos; o secretário geral do Escritório Administrativo da Associação da Igreja Adventista Norte Paranaense, Erionildes Chagas; o presidente do Moto Clube Adventista de Maringá, Evonil Machado; a coordenadora da Ouvidoria da Mulher, Adriana Macedo Águila; a secretária municipal de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini; e a presidente do Conselho Tutelar, Cristina Bertoli Pires.

Agosto Azul incentiva cuidados com a saúde masculina
Os homens que passaram pelo local puderam realizar testes rápidos de glicose, avaliação bucal para a identificação de sintomas do câncer, verificar a pressão arterial e, ainda, receber guias para o exame preventivo PSA (Dosagem do Antígeno Prostático Específico) e orientações sobre postura, doenças sexualmente transmissíveis e câncer de próstata.

“Tais serviços integram uma série de ações desenvolvidas durante o mês de agosto com o objetivo de incentivar o público masculino a desenvolver hábitos de cuidado com a saúde, visto que os homens apresentam uma grande resistência com relação à procura por atendimentos médicos, exames laboratoriais e outros procedimentos clínicos”, contou a enfermeira chefe da Atenção Básica em Saúde, Andreia Pizani Domingos.

O prefeito Bongiorno elogiou a iniciativa. “Parabenizo a todos os homens que utilizaram destes serviços, verificando que atitudes simples podem fazer grandes diferenças na qualidade de vida e, ainda, agradeço à equipe da Secretaria de Saúde que trabalhou com excelência. Peço, assim, que a população masculina se comprometa com uma mudança comportamental na forma como trata a saúde, assegurando diagnósticos precoces e com maiores chances de cura”, destacou o gestor municipal.

Quebrando o Silêncio combate a violência e a exploração sexual
Já a campanha promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que em Cianorte conta com o apoio da Ouvidoria da Mulher, é realizada desde 2002 em oito países da América do Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai), sendo constituída por ações de combate à violência na família, escola e comunidade, com caráter educativo e preventivo contra as formas de violação de diretos, principalmente, os da criança, mulher e idoso.

A cada ano, a campanha é desenvolvida com uma ênfase especial, sendo que, em 2014, o tema adotado foi “Exploração Sexual: Proteja seus filhos contra essa prática ilegal”. O pastor da Igreja Adventista, Sandro dos Santos, lembrou que, apesar da mobilização ocorrer no mês de agosto, a campanha ocorre o ano todo. “Infelizmente, diariamente, somos bombardeados por notícias aterradoras, como pais que agridem bebês até a morte. Assim, convido a todos para que, também diariamente, inspirados pelo exemplo ensinado por Cristo na parábola do bom samaritano, sejamos ativos promotores do amor e do respeito no ambiente da família, da igreja e da comunidade”, enfatizou.

A coordenadora da Ouvidoria da Mulher, Adriana Macedo Águila, destacou a importância da denúncia e coibição das formas de violência. “Toda e qualquer pessoa pode fazer a diferença, o primeiro passo é quebrar o silêncio, buscando ou oferecendo ajuda. Assim, agradeço a presença de cada um que abraçou a causa e dedicou a manhã deste sábado em prol do combate às formas de violência. Saibam que, em Cianorte, a Ouvidoria da Mulher, pessoalmente ou pelo telefone 3619-6329, atende e orienta situações de discriminação de gênero, cárcere privado, problemas de violência doméstica, psicológica ou sexual”, garantiu.

A mobilização também foi marcada pela apresentação musical dos personagens da Revista Nosso Amiguinho que animou a criançada e, por meio de uma encenação, demonstrou a importância de denunciar casos de violência física e psicológica. Posteriormente, os participantes seguiram em passeata, com faixas e participação da Fanfarra Municipal Primo Manfrinato, Clube de Desbravadores e Moto Clube Adventista, até o Terminal Rodoviário.