Apresentações do Ciacirco divertem alunos da Escola João Paulo I

Publicado em: 26/08/2014 00:00

Espetáculo integra as atividades alusivas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Com o tema “Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos! APAE Brasil: 60 anos fazendo inclusão”, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada há mais de 50 anos no Brasil, será realizada entre os dias 21 e 28 de agosto, em todo o país. Em Cianorte, as ações de promoção das questões apaeanas, que vão desde a luta pela defesa de direitos das pessoas com deficiência até a conquista de novos espaços, têm à frente a Escola João Paulo I que, para a ocasião, está desenvolvendo uma programação especial.

“Este é um período muito esperado e aproveitado por nossos alunos, pois eles saem da rotina e desenvolvem atividades diferenciadas e nós, os responsáveis pela rede de atendimento às pessoas com deficiência intelectual, estaremos empenhando mais esforços do que os já efetuados diariamente, para mostrar para a sociedade as potencialidades e habilidades de nossos alunos que estão trabalhando para conquistar suas independências”, contou a diretora da Escola João Paulo I, Maria Regina Rocco Peroco.

No dia 21, uma caminhada ecológica deu início às atividades, seguida por uma sessão de cinema no dia 22, missa e culto nos dias 23 e 24, bem como por um passeio pelo roteiro turístico rural do município no dia 25. Já nesta terça-feira (26), as alegrias e surpresas da arte circense tomaram conta dos alunos. Isto porque, os integrantes do Projeto Ciacirco Imaginarium, mantido pela Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com o Colégio Estadual Igléa Grollmann, apresentaram diversos números artísticos para as turmas dos períodos matutino e vespertino da Escola João Paulo I.

“É muito satisfatório nos apresentar para este público, pois ele possui um olhar diferenciado e encantador para com a arte circense. Foi gratificante, mais uma vez, presenciar as gargalhadas pelas trapalhadas dos palhaços, a atenção aos movimentos da dança, a emoção ao ver as crianças fantasiadas de personagens e a surpresa pela ousadia de movimentos da ginástica rítmica”, destacou a coordenadora do Projeto Ciacirco, professora Cleide Cadan, acompanhada pela diretora do Colégio Igléa, Silvia Oliveira Rodrigues.

Conforme a programação estabelecida pela Escola João Paulo I, na quarta-feira (27), os alunos visitarão o Expresso da Leitura, a biblioteca itinerante da Prefeitura de Cianorte que encanta crianças e adultos, com um acervo de mais de 1.800 livros e que oferece, ainda, o serviço de contação de histórias, narradas pela professora Juliana de Souza Maciel. Já na quinta-feira (28), uma tarde dançante promete agitar os participantes e, na sexta-feira (29), festividades marcam o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.