Lixo entope bueiros no Aquiles Cômar

Publicado em: 27/08/2014 00:00

Mutirão de limpeza encontra plásticos, garrafas PET, madeira, restos de construção, roupas, calçados e até brinquedos nas galerias do conjunto

A Secretaria Municipal de Serviços está, há três dias, realizando um mutirão de limpeza no conjunto Aquiles Cômar. A situação encontrada não poderia ser pior: plásticos, garrafas PET, madeira, restos de construção, roupas, calçados e até brinquedos foram retirados dos bueiros. Estes materiais contribuem para o acúmulo de terra e não permitem o escoamento das águas da chuva. O trabalho no local deve continuar até o final da semana.

“Esta é a segunda vez em pouco mais de um ano que fazemos essa limpeza no Aquiles Cômar e estamos encontrando a mesma situação de sujeira e acúmulo de lixo nos bueiros. Os plásticos, garrafas e madeiras são os principais materiais que entopem as galerias. Então nós pedimos a colaboração da população, os bueiros não são os locais corretos para descartar o lixo das residências”, disse o chefe da equipe, Valdecir Antonio.

O responsável pelo serviço no Aquiles Cômar explicou, ainda, que o mutirão está acontecendo em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “A limpeza de bueiros é bastante demorada e não é fácil de fazer, ainda mais assim com muito lixo, então precisamos da ajuda do pessoal da Brigada Florestal para realizarmos o trabalho de forma mais rápida”, contou Valdecir, informando também que uma outra equipe está recolhendo entulhos de construção no conjunto.

A manutenção da limpeza nos bairros e conjuntos do município é uma preocupação constante da Prefeitura de Cianorte, não apenas para manter a cidade organizada. “A limpeza é uma questão de saúde pública, o lixo descartado nos locais incorretos contribui para a proliferação do mosquito da dengue ao criar ambientes ideais para o acúmulo de água. Então é um dever de todos nós, não só do governo municipal, manter a cidade limpa. Nós precisamos do apoio da comunidade nesse sentido”, comentou o prefeito Bongiorno.

De acordo com informações da Sanepar, a coleta do lixo comum no conjunto Aquiles Cômar acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, e a do lixo reciclável é realizada toda quinta-feira.