Oficina debate o desenvolvimento industrial da região da Amenorte

Publicado em: 27/08/2014 00:00

Realizado em Cianorte nesta quarta-feira (27), o evento deu continuidade a dinamização do programa Paraná Competitivo

A Prefeitura Municipal de Cianorte, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, e o Governo do Estado, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul promoveram, nesta quarta-feira (27), uma Oficina Regional de Desenvolvimento Industrial. Realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte – ACIC, o evento contou com a participação de empresários e comerciantes de Cianorte e região.

Dando continuidade a dinamização do programa Paraná Competitivo, a oficina busca mobilizar e sensibilizar lideranças da região do Médio Noroeste (AMENORTE) sobre os instrumentos de apoio ao desenvolvimento industrial e comercial. “O objetivo é debater com entidades e segmentos representativos as oportunidades de negócios e investimentos municipais e regionais”, contou o secretário de Industria, Comércio e Turismo, Wanderley Fernandes.

Já o vice-presidente da ACIC, João Carlos Testa, falou sobre os benefícios da realização de eventos como este para impulsionar a indústria e o comércio local. “Essa oficina só tem que trazer progresso, empregos, renda e desenvolvimento local”, disse.

“Essa aproximação com o governo e as entidades que participam desta oficina traz um debate mais próximo aos empresários e também procura ofertar oportunidades para negócios, para o desenvolvimento, gerando maior empregabilidade e mais renda pra população. Hoje o Paraná tem uma política comercial e industrial voltada ao desenvolvimento, nós temos segurança jurídica, infraestrutura e um conjunto de fatores que levam ao setor produtivo acreditar cada dia mais em um futuro melhor”, comentou o secretário de estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio.

“É muito importante quando o governo do estado vem discutir diretamente com os municípios a dificuldade de cada empresário, de cada comerciante, pois cada região tem suas particularidades. Esses debates reúnem informações necessárias do Paraná inteiro para que o governo possa tomar as decisões. Fico muito feliz por Cianorte sediar esta oficina e por receber o secretário de estado da Indústria, o que demonstra que nosso município tem se tornado um polo regional e servido de modelo de desenvolvimento”, enfatizou o prefeito Bongiorno.

Participaram da oficina órgãos e entidades governamentais que contribuem para o desenvolvimento econômico do Estado, tais como Fomento Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Secretaria de Estado da Fazenda, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes e Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Estiveram presentes à solenidade de abertura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Gonçalves Pereira e os vereadores Silvio Fernandes e Márcia Pereira; os secretários municipais de Desenvolvimento, Nelson Magron Junior, do Meio Ambiente, José Ícaro Maranhão e de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa; o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major José Silva Neto; o chefe de instrução do Tiro de Guerra 05-011, 1º Sargento Edson Silva, além de diretoras de escolas municipais.