Serviços de rebaixamento da iluminação pública chegam a região do Centro Cívico

Publicado em: 28/08/2014 00:00

O trabalho no entorno da Prefeitura, Câmara Municipal e Unipar foi concluído nesta semana

Quem transita a noite pela região do Centro Cívico já pode notar que as ruas estão mais claras. Isto porque, o serviço de rebaixamento da iluminação pública no entorno da Prefeitura, Câmara Municipal e Unipar foi concluído nesta quarta-feira (27), com a substituição das antigas luminárias por versões retráteis, que, instaladas abaixo das copas de árvores, reduz a altura de sete para, no máximo, cinco metros do chão. O projeto de rebaixamento da iluminação pública é realizado pelo governo municipal e visa aumentar a segurança e visibilidade em ruas e avenidas.

“A melhoria na iluminação pública já pode ser notada e desfrutada em toda a Zona 02 e em partes das Zonas 01 e 04, Seis Conjuntos e Centro. A primeira fase de execução do rebaixamento, iniciada no final de março, com licitação de aproximadamente R$ 1 milhão para compra e instalação de 2.154 luminárias, deve ser finalizada em outubro”, destacou o secretário de Integração Governamental, Clóvis Bongiorno.

A prioridade de substituição das luminárias foi estabelecida de acordo com um estudo dos bairros com maior número de árvores de grande porte. Com a instalação mais próximas das vias, as lâmpadas de 400 watts podem ser trocadas por de 250 nas avenidas e 150 nas ruas, o que gera uma economia no consumo de energia.

O secretário de Integração explicou, ainda, que a segunda fase de execução do projeto tem previsão para ser iniciada em janeiro. “Já iniciamos o processo licitatorio para a aquisição e instalação de mais quatro mil luminárias. Nossa intenção é rebaixar todo o acervo da iluminação pública de Cianorte e distritos”, disse Clóvis.

“Com aproximadamente 70 mil árvores, a maioria de grande porte, nossas ruas ficam mais escuras durante a noite. Por isso assumimos essa responsabilidade de manutenção da iluminação pública e implantamos esse projeto de substituição e rebaixamento das luminárias, como objetivo de trazer mais segurança para nossas vias”, afirmou o prefeito Bongiorno.