Cianorte inscreve onze experiências pedagógicas no programa Agrinho

Publicado em: 28/08/2014 00:00

Desenvolvidos pelas escolas municipais com o apoio da secretaria de Educação e Cultura, os projetos trabalharam com as crianças as relações entre o campo e a cidade

As escolas municipais de Cianorte abraçaram o tema do Programa Agrinho 2014 e desenvolveram experiências pedagógicas com os alunos, com projetos sobre a ‘Conexão Campo Cidade e o Nosso Papel para Melhorar o Mundo’. Ao longo dos últimos meses, as crianças mergulharam no universo rural por meio de aulas teóricas e atividades práticas, que na sua maioria proporcionaram momentos únicos de contato com a natureza e a vida no campo.

As 13 escolas municipais participarão do Agrinho com o envio de desenhos e redações de cada uma das turmas e 11 experiências pedagógicas, sendo elas “Da fonte ao consumo”, da Cecília Sato; “Do campo a mesa: o caminho dos alimentos”, da Dom João Bosco; “União campo-cidade: uma parceria indissociável” e “Plantando hortaliças em pequenos espaços: horta com pneus”, da General Ernesto Geisel; “Pela estrada a fora” e “Semeando vida saudável”, da Gonçalo Moreno Gutierres; “Conservação da água e preservação dos mananciais e lençol freático da região” e “Água: nossa riqueza natural”, da João Bueno de Godoy; “A inter-relação campo-cidade”, da Lídia Usuy Ohi, “Reciclar é preservar”, da Maria Montessori e “Aprendendo a melhorar o mundo com a compostagem”, da Vicente Machado.

“As atividades do programa Agrinho vêm destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização, caracterizando a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vistas à alfabetização do conhecimento do campo e da cidade para todos os alunos”, disse a assessora educacional de Ensino Fundamental, Zilma Lehmckuhl de Lima.

Já a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, destacou a valorização do campo feita pelo Agrinho. “Levar nossos alunos a debaterem a importância do campo é fundamental para valorizar a vida rural. Tenho certeza que o processo de aprendizagem dos alunos é engrandecido com iniciativas como esta do Agrinho, por isso a Prefeitura deu todo o respaldo às escolas e professores para o desenvolvimento das experiências pedagógicas, com capacitações, palestras para alunos e pais, transporte para realização de visitas, entre outros”, comentou.

O Agrinho é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR PR – e, em Cianorte, em parceria com o Sindicato Rural e a Secretaria de Educação e Cultura. O Programa é desenvolvido com crianças do ensino fundamental da rede pública, por meio de atividades pedagógicas relacionadas a temas como cidadania, meio ambiente e responsabilidade social. Os melhores trabalhos de alunos e professores são premiados em uma cerimônia realizada em Curitiba todos os anos. As categorias de disputa são: Redação, Desenho, Desenho Especial, Experiência Pedagógica, Escola Agrinho e Município Agrinho.