Bullying é tema de palestra na escola Jorge Moreira da Silva

Publicado em: 29/08/2014 00:00

Ministrada pela promotora Elaine Lopo Rodrigues, a atividade foi direcionada para os pais de alunos

Com o objetivo de conscientizar pais de alunos, a Escola Municipal Jorge Moreira da Silva promoveu, na última quinta-feira (28), uma palestra sobre bullying, ministrada pela promotora de Justiça da Vara da Infância Infracional, Elaine Lopo Rodrigues. A atividade faz parte do projeto “Bullying na Escola” que será trabalhado com os estudantes de todas as turmas ao longo do semestre letivo.

“A cada 15 dias, nossos professores tiram um tempo na sala de aula para desenvolver atividades relacionadas ao bullying. A escola já abordava o assunto com os alunos, mas decidimos elaborar um projeto que envolvesse toda a comunidade escolar e tornasse periódica a discussão sobre o tema. Nosso objetivo é eliminar a prática tão desumana do bullying, que marca a vítima para o resto da vida e tem consequências que extrapolam os muros da escola”, explicou a diretora, Neuci Regina Moreira Gouvea.

Para alcançar os objetivos propostos no projeto, serão realizadas atividades de diálogo, produção escrita, leitura de livros, exibição de filmes relacionados ao tema e exposição de desenhos no mural da escola. O projeto visa, ainda, ao fortalecimento de vínculos entre escola e família. Para tanto, os pais foram convidados a conhecer as consequências negativas da prática do bullying para a vida futura de seus filhos, explicadas na palestra com a promotora de Justiça.

“Bullying é violência, não importa a forma e a força que ele tenha. Vocês pais precisam ensinar isso aos seus filhos para evitar que eles sejam as vítimas ou os agressores. Tentem conscientizar suas crianças, ensinem sobre ética e valores morais. As consequências do bullying são desastrosas, os casos são devastadores e a culpa é da negligência dos pais com a educação dos seus filhos”, disse a promotora Elaine.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, também conversou com os pais sobre a importância dessa parceria entre escola e família. “Temos que estar atentos aos nossos filhos para não perdê-los para o mundo. Pais presentes fazem toda a diferença na educação das crianças e na formação de cidadãos conscientes sobre seus direitos, deveres e os limites de cada um na vida em sociedade”, afirmou.

A mãe do aluno Matheus, do 2º ano, Atequimar Vendramini Figueiredo, esteve na palestra e gostou muito do que ouviu. “Achei a palestra maravilhosa, construtiva e esclarecedora, vai ajudar muito com a educação dos nossos filhos. Com certeza se todo mundo tivesse a oportunidade de escutar isso ajudaria muitos pais. Meu filho, depois do projeto, chegou em casa falando que agora sabe o que é bullying e que vai evitar brincadeiras que magoem os colegas. Então é muito interessante, a escola está fazendo um trabalho legal”, comentou.