Prefeitura oferece curso de libras para profissionais da educação e comunidade

Publicado em: 29/08/2014 00:00

As aulas são gratuitas e acontecem na Centro de Atendimento Especializado toda terça e quinta-feira

Efetivar a inclusão e interação entre surdos e ouvintes nos diferentes contextos sociais e educacionais. É com este objetivo que a Prefeitura de Cianorte, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, oferece aos profissionais da educação e à comunidade em geral o curso de libras básico e intermediário. Ministradas pelo instrutor de libras, Anderson Ferreira Ornagui, as aulas acontecem toda terça e quita-feira, no Centro de Atendimento Especializado (CAE), situado na Rua Japurá, 564. O curso é totalmente gratuito e está no segundo semestre de atividades.

“Iniciamos neste mês o curso intermediário para aqueles que fizeram o básico no último semestre e abrimos novamente o libras para os iniciantes. Nossa intenção é sempre ter duas turmas de alunos todo semestre, já que o curso dá a oportunidade de comunicação entre surdos e ouvintes. Mesmo que essa comunicação seja um simples “oi” na língua de sinais, já faz o surdo sentir-se incluso na sociedade”, explicou a diretora da Escola Municipal Liomar Gomes, instituição que administra o CAE, Edileuza de Souza Reis.

Nas aulas básicas, os alunos aprendem a entender e executar diálogos simples em Língua Brasileira de sinais, além de conhecer especificidades sobre a pessoa surda, sua linguagem e cultura. Já no curso intermediário, o objetivo é que os estudantes desenvolvam vocabulário em sinais para a vida cotidiana e entendam a função da expressão facial, movimento e espaço na comunicação da pessoa surda. A carga horária total de cada curso é de 40 horas.

“Temos alunos do setor de educação, saúde e também pessoas do comércio, que sentem a necessidade de aprender libras. Nosso objetivo é melhorar a acessibilidade, é proporcionar para a comunidade em geral a oportunidade de conhecimento da língua de sinais, facilitando a comunicação entre pessoas surdas e pessoas ouvintes”, disse a coordenadora pedagógica e educacional de educação especial – inclusão e diversidade, Juliana Turetti Romeiro Peruci.

O atendente na Caixa Econômica Federal, João César Hernandes Merlini, está participando do curso básico com a finalidade de melhorar sua comunicação no ambiente de trabalho. “Tive a oportunidade de participar do encerramento do curso passado e decidi que faria, pois sinto a necessidade para o atendimento com qualidade na agência. Lá atendemos diferentes públicos e de vez em quando algumas pessoas que têm dificuldade de ouvir e falar. Então vai ser muito útil no meu dia a dia profissional”, comentou.

“Além de proporcionar esse conhecimento aos professores da rede municipal de ensino, também traz pessoas da comunidade em geral que estão sentindo a necessidade da comunicação em sinais. Mais do que os alunos aqui presentes, a maior beneficiada será a comunidade surda cianortense, que encontrará pessoas capazes de comunicarem-se com ela da maneira correta. Isto é inclusão social, isto é valorizar a diversidade”, enfatizou a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, que explicou ainda que o Governo Municipal empenha esforços para alcançar a excelência nesse sentido, “investimos no espaço físico do CAE, com pintura, calçadas e recentemente adquirimos uma impressora, que imprime materiais em braile”, disse.