Vidigal tem grupo de apoio ao diabético

Publicado em: 29/08/2014 00:00

Na segunda reunião, os idosos participaram de jogo interativo sobre alimentação, verificaram a pressão arterial e a glicemia em jejum

Atender aos pacientes de acordo com as especificidades da sua doença foi o que motivou a Equipe de Saúde da Família do distrito de Vidigal a criar o Grupo de Apoio ao Diabético. Na segunda reunião, realizada nesta sexta-feira (29), os 29 idosos presentes aprenderam sobre a alimentação adequada para quem tem diabetes, através de um jogo interativo de perguntas e respostas, verificaram a glicemia em jejum e a pressão arterial e puderam saborear um delicioso café da manhã.

“Antes o atendimento era feito de forma conjunta para hipertensos e diabéticos. Resolvemos separar os grupos para podermos trabalhar questões específicas da diabetes. As reuniões acontecerão mensalmente, com o objetivo de educar os idosos sobre a importância do controle da glicemia, já que o trabalho em grupo facilita as mudanças de comportamento e de hábitos, necessárias para quem tem uma doença crônica”, explicou a enfermeira da Equipe de Saúde da Família, Munique de Paula Bernardi Pinto.

Ao final de todos os encontros, os idosos serão presenteados com duas receitas de comidas saudáveis e adequadas aos novos hábitos alimentares dos mesmos. “Com as de hoje eles aprenderão a fazer cural diet e tomate recheado. A ideia é montar um caderno de coleção de receitas para que eles possam ver que é possível conviver com a doença sem deixar de comer alimentos saborosos e, acima de tudo, nutritivos”, contou Munique.

Também participaram da reunião a auxiliar de enfermagem Antonia Maria da Silva Mussolin, a agente comunitária de saúde Maria Elisangela da Paixão e a vereadora Márcia Pereira.