Tem início a Semana da Pátria 2014

Publicado em: 01/09/2014 00:00

Atividades alusivas ao dia da Independência do Brasil contam com programação cívica e cultural

“Independência ou Morte!”. Foi com esse grito de liberdade que Dom Pedro I tornou o Brasil um país livre do domínio português, no dia 07 de setembro de 1822. Para comemorar o 192º ano de independência, uma solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (01) marcou o início da Semana da Pátria 2014 em Cianorte.

A atividade cívica aconteceu em frente ao Paço Municipal, onde autoridades e servidores, bem como as crianças dos Centros de Educação Infantil Ivanilde Gomes Casotti e João e Maria, e os alunos das Escolas Municipais Lidia Usuy Ohi e Dom João Bosco; da Escola João Paulo I, mantida pela APAE; da Escola Adventista; do CEEBJA; do Colégio Estadual Primo Manfrinato, dos Colégios CEC e Drummond, e da Unipar reuniram-se para prestigiarem a execução dos hinos Nacional e da Independência e o hasteamento dos pavilhões.

Os presentes acompanharam também a apresentação musical dos alunos da Escola João Paulo I, com a música Eu te amo meu Brasil e a declamação da poesia Minha Pátria, realizada pela estudante Mariana, da Lidia Usuy Ohi.

Durante toda esta semana, em frente ao Paço Municipal, às 8 horas, as escolas promoverão apresentações culturais e cívicas. No sábado, dia 06, a partir das 16 horas, o distrito de São Lourenço, receberá o tradicional Desfile da Independência, na Praça 07 de Setembro.

Já no dia 07, às 9h30, o desfile cívico-militar, diferente dos últimos anos, será realizado em Cianorte em frente ao Provopar, situado na Avenida América, número 4.000. E, a partir das 16 horas, em Vidigal, na Praça Altino Volpato. Toda população está convidada para prestigiar as apresentações e manifestações de civismo em comemoração à Independência do Brasil.