Obras de construção da UPA seguem adiantadas

Publicado em: 02/09/2014 00:00

Instituição de saúde atenderá 24 horas por dia, com procedimentos médicos e de enfermagem

Conforto, qualidade no atendimento e diferentes serviços concentrados em um mesmo local. Estas são as características da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que em breve estará à disposição da população de Cianorte e região. Isto porque, a obra iniciada em fevereiro já está com quase 30% do projeto construído. O prazo para a execução é de 12 meses.

Segundo Nelson Magron Júnior, secretário de Desenvolvimento Municipal, órgão que acompanha e fiscaliza a obra, a parte mais trabalhosa da obra, que é o levantamento da estrutura, já foi superada. “A tendência agora é que a construção ande mais rapidamente. Nesse momento temos equipes trabalhando na redes de esgoto, hidráulica e elétrica, na cobertura e também fazendo o contrapiso e o reboco nas paredes. A previsão é de que consigamos entregar a UPA pronta dentro do prazo estimado”, contou.

Com investimentos de aproximadamente R$ 4,5 milhões, sendo parte oriunda do Governo Federal e R$ 2,5 milhões do Municipal, a UPA contará com uma estrutura moderna, com salas para microcirurgias, isolamento, ultrassom, raios-X, eletrocardiografia, laboratório para exames, farmácia, leitos pediátricos e adultos, acomodações para a equipe do SAMU, posto policial, entre outras.

Funcionando 24 horas, todos os dias da semana, a unidade estará apta para realizar procedimentos médicos e de enfermagem. “A UPA contará com os serviços de aproximadamente 200 funcionários e terá capacidade para atender uma média de 300 pacientes por dia, vindos dos 11 municípios que compõem a 13ª Regional de Saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.

“A UPA trabalhará de forma integrada ao SAMU, unidades básicas e hospitais. Isso garantirá mais tranquilidade e qualidade de vida para a população, que anseia e merece melhores condições de atendimento à saúde. É muito gratificante ver essa obra tão adiantada e próxima a concretização, estamos empenhando esforços para que seja concluída com agilidade e eficácia”, garantiu o prefeito Bongiorno.