Escola Municipal Gonçalo Gutierres estimula a leitura em família

Publicado em: 04/09/2014 00:00

O projeto desenvolvido com as turmas de 2º ano visa a interação entre os pais e o ambiente escolar das crianças

Envolver os pais na vida escolar dos filhos é uma busca constante da grande maioria das instituições de ensino do Brasil. Pensando nisso, a professora Ana Maria Gomes, da Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierres, elaborou um projeto com o objetivo de buscar uma interação entre a família e a escola e, ainda, estimular o hábito da leitura nos pequenos. Trata-se da experiência pedagógica “A leitura e a família”, trabalhada com as turmas do 2º ano B e C.

Para a abertura do projeto, as crianças criaram uma peça de teatro, baseada no livro Chapeuzinho Vermelho e a encenaram para um público formado pelos pais e professores. Logo após a apresentação teatral, a idealizadora das atividades explicou aos pais a importância de incentivar o hábito da leitura em seus filhos desde o início da alfabetização. “Queremos sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade da leitura no dia a dia do aluno, visando a formação de leitores capazes de apreciar e interpretar o que leem”, destacou a professora.

Para criar este hábito no ambiente familiar, toda sexta-feira as crianças levarão para casa a sacolinha da leitura, com um livro escolhido por eles que deve ser lido junto com os pais no fim de semana.