Confraternização marca encerramento de curso de confeitaria

Publicado em: 04/09/2014 00:00

A formação profissional é oferecida pelo Senai em parceria com a Prefeitura, através da Estação do Ofício

Beleza e delicadeza em forma de comida. Foi com este cenário que as mais novas boleiras, doceiras e salgadeiras de Cianorte receberam os convidados para a confraternização de encerramento do Curso de Confeitaria, uma formação profissional que acontece no município por meio da parceria entre a Prefeitura, através da Estação do Ofício, e o Senai. O evento foi realizado na noite desta quarta-feira (03), no Centro Social Urbano.

O curso faz parte do programa Mulheres Inventado Moda do Senai, que trabalha tanto a formação cidadã, com aulas de gestão, como a profissional, com teoria e prática, onde as doze alunas aprendem boas práticas de fabricação, microbiologia, higiene do manipulador e dos alimentos e a elaborar os mais variados alimentos que envolvem a confeitaria. A capacitação tem a duração de três meses, com aulas de segunda a sexta-feira, no período da noite.

“Vocês começaram o curso como aprendizes e hoje são confeiteiras. A partir de agora pratiquem muito porque todas aqui têm um futuro belíssimo, vocês podem escolher serem doceiras, boleiras ou salgadeiras, com qualquer dessas profissões conquistarão seus clientes pois são dedicadas e excelentes profissionais”, elogiou a professora Ivanir Arlete Geraldine Scremin.

Em Cianorte, a realização do curso somente é possível através da parceria entre Prefeitura e Senai. “Nós enquanto Governo Municipal disponibilizamos todo o material necessário para a formação das alunas e o Senai arca com os custos dos professores. Sem essa parceria não conseguiríamos oferecer esta oportunidade de capacitação profissional, que tem o objetivo de aumentar a renda dessas mulheres”, contou a diretora da Estação do Ofício, Juliana Carandina.

A diretora explicou ainda que a escolha do curso se deu devido a demanda existente no município para o setor alimentício, mesma dificuldade verificada pelo Senai, conforme comentou a representante da instituição, Sidneia Cristina Stiegle Capela. “Cianorte tem um déficit muito grande de profissionais na área de alimentação, com esse olhar trouxemos a unidade móvel de Curitiba para qualificar a mão de obra para atender este mercado”, disse.

Para Nayara Mendes a capacitação veio em boa hora. “O curso me abriu uma porta de emprego, faz uma semana que estou trabalhando em uma rede de supermercado e estou usando todos os conhecimentos que aprendi no curso. Sem esta formação não conseguiria o trabalho porque queriam alguém com alguma experiência”, comemorou.