Secretaria de Educação elabora projeto para adolescentes

Publicado em: 05/09/2014 00:00

Pais dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Liomar Gomes são os primeiros a aprovar a realização das atividades com seus filhos

Mudanças no corpo, alterações no humor e conflitos existenciais são algumas das características que indicam a passagem da infância para a adolescência. Para ajudar os alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino a enfrentarem essa transição, a Secretaria de Educação e Cultura criou o projeto “Adolescendo… saúde, educação e cidadania”, no qual irá trabalhar, em conjunto com a secretaria de Saúde, temas como transformações corporais, relacionamentos, sexualidade e projeções para o futuro.

Para dar início as atividades, foi realizada, nesta quinta-feira (04), uma reunião com os pais dos estudantes da Escola Municipal Liomar Gomes – a primeira a implantar o projeto – com o objetivo de explicar aos mesmos como os assuntos serão abordados com os pré-adolescentes e pedir a autorização para a distribuição da cartilha do Ministério da Saúde, desenvolvida especialmente para os jovens com dicas de direitos e deveres, saúde, alimentação saudável, entre outras.

No encontro, a psicóloga da secretaria de Educação, Vanessa Rossi Roncoleta, explicou aos pais as principais características da adolescência, como eles devem lidar com as transformações de seus filhos e como o projeto será trabalhado. “Aliando as equipes da saúde e educação passaremos informações aos pré-adolescentes para que eles vivenciem essa fase de descobertas de maneira mais tranquila e mais consciente”, disse.

Com a aprovação dos pais, ficou definido que neste mês de setembro a escola receberá uma enfermeira para conversar com os alunos sobre puberdade, o corpo e suas transformações. Em outubro, a psicóloga falará sobre relacionamentos e projeções para o futuro. “Primeiro vamos trabalhar com as mudanças do corporais que é o marco da adolescência, a seguir com o tema de relacionamentos e também sobre as projeções para o futuro, profissões, já visando as escolhas deles para o mercado de trabalho”, informou Vanessa.

“Esse projeto vem para auxiliar vocês pais, com informações aos adolescentes que servirão para prevenir transtornos comuns dessa fase. Nossa intenção é ajudar os alunos a passar por esse momento sem dificuldades, sem tantas dúvidas e anseios. Esperamos conseguir fazer um grande trabalho e que a Liomar Gomes sirva de modelo para as demais escolas que em breve também participarão das atividades”, comentou a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

O projeto Adolescendo vem de encontro ao Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, cujo objetivo é a promoção e atenção à saúde através da prevenção de doenças. “Nesse sentido, cada escola tem uma Unidade Básica de Saúde que serve de referência para o atendimento das crianças e adolescentes”, explicou a enfermeira Marcela Loureiro do Amaral.

A diretora da Escola Liomar Gomes, Edileuza de Souza Reis, destacou a necessidade desse trabalho em conjunto. “Essa parceria entre saúde e educação é muito importante para termos mais informações e assim formarmos jovens melhores, que se tornarão adultos mais conscientes”.

Nos próximos dias, as Escolas Gonçalo Moreno Gutierres e Jardim Aeroporto iniciarão as atividades do projeto, que deve ser estendido as demais instituições da rede municipal até julho de 2015.