Cianorte recebe a 54ª edição dos Jogos Universitários do Paraná

Publicado em: 08/09/2014 00:00

Uma intensa movimentação de jovens tem chamado a atenção na Capital do Vestuário. Isto porque, aproximadamente 1.500 atletas, representantes de 26 instituições de ensino superior do Estado, estão na cidade participando da 54ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUPs). Sediada pela primeira vez por Cianorte, a competição, que acontece entre os dias 06 e 11 de setembro, teve a solenidade de abertura realizada na noite de sábado (06), no Ginásio de Esportes Tancredo Neves e, além da presença de autoridades e delegações, contou com apresentações do CiaCirco Imaginarium, que abrilhantou o evento com malabares e pirofagia.

O presidente da Federação Paranaense dos Desportos Universitários, Ney Mecking, fez votos de uma ótima competição aos participantes. “Que este evento seja marcado pela alegria, motivação e saúde. Desejo excelentes desempenhos aos atletas, lembrando que os campeões terão a grande responsabilidade de representar o Paraná nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Aracaju, Sergipe”, contou.

O anfitrião, prefeito Bongiorno, citou destaques da Capital do Vestuário e desejou boas vindas aos visitantes. “Cianorte é uma cidade pujante. Com o segundo maior cinturão verde urbano do país, a 21ª maior arrecadação de ICMS do Paraná, 93% das vias pavimentadas, bons índices de educação e emprego, a Capital do Vestuário possui uma elevada qualidade de vida. Assim, como um município pequeno, é um desafio sediar um evento desta magnitude, porém, com um desenvolvimento de cidade grande, não faltará esforços, nem mesmo calor humano, para recebê-los”, enfatizou o gestor municipal.

Já o secretário estadual de Esporte e Turismo, Diego Gurgacz, efetuou agradecimentos e, em uma contagem regressiva, feita em coro com os atletas, declarou aberta a fase final dos Jogos Universitários. “Agradecemos ao Governo do Estado por prover todas as condições necessárias à realização do 54º JUPs e, também, ao prefeito Bongiorno que, gentilmente, abriu as portas da cidade para nos receber. Tudo foi feito com carinho e dedicação para vocês: atletas e nossos futuros profissionais”, afirmou.

O hasteamento dos pavilhões contou com a participação da Guarda Bandeira do Tiro de Guerra 05-011 e o ascendimento da pira olímpica ficou por conta de Bianca Castagnaro Moraes, que é goleira e tem entre seus principais títulos um Mundial Universitário. Posteriormente, Paulo Henrique Ribeiro, judoca, vice-campeão paranaense Sub 23, realizou o pronunciamento do juramento do atleta. Ambos são acadêmicos do curso de Educação Física da Unipar.

A solenidade de abertura também contou coma presença do chefe do escritório regional da Secretaria Estadual de Esporte e Turismo, Pedro Pinheiro; do coordenador geral dos 54º JUPs, Emerson Luiz Venturini; do secretário municipal de Esporte e Lazer, Valter Digiorgio; do representante das instituições de ensino superior, o coordenador do curso de Educação Física da UNIPAR/Cianorte, Marco Sugmati; do representante do Poder Legislativo Municipal, vereador Valdomiro Gonçalves Pereira; e do chefe de instrução do Tiro de Guerra, 1º Sargento Edson Silva.

As competições seguem até a quinta-feira (11), com a participação de 218 equipes nas modalidades de atletismo, natação, xadrez, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, judô, voleibol, handebol, futsal e basquete. Os certames acontecem no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, na UNIPAR, no Centro Social Urbano, Cianorte Clube e nos ginásios de esportes Tancredo Neves e João Bola.