Cianorte tem a melhor média da região Amenorte no IDEB

Publicado em: 08/09/2014 00:00

A média 6,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica coloca o município entre os 40 melhores do estado e a frente de Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama

Se existe um desejo que pode ser considerado unanimidade entre os brasileiros, este é o de uma educação pública de qualidade, com a qual crianças e jovens tornem-se aptos a conquistar um futuro digno. Entretanto, tal desejo está longe de ser uma realidade em grande parte do Brasil. Na contramão deste cenário, Cianorte destaca-se na no Paraná como uma das melhores redes municipais de ensino. Os reflexos dos investimentos governamentais no setor podem ser verificados através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado na última sexta-feira (05), no qual o município aparece com uma nota de 6,4, muito superior as médias nacional e estadual, que não passam de 5,2 e 4,3 respectivamente. O resultado coloca a Capital do Vestuário como a primeira colocada entre as cidades da Amenorte e na comparação com os principais municípios da região (Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí) e também como uma das 40 melhores do estado.

Esta é a quarta vez consecutiva que a rede municipal de ensino cianortense bate recorde de pontuação e ultrapassa as metas projetadas pelo Ministério da Educação (MEC). Na avaliação anterior, Cianorte tinha uma média 6,0; já a nota 6,4 do levantamento atual corresponde à meta estipulada para o ano de 2021. A Escola Vicente Machado foi a que mais contribuiu para a elevação da média do município, com uma nota 7,1. Mas não é somente a escola que tem motivos para comemorar; todas as 13 instituições públicas municipais ficaram a frente da meta estipulada pelo MEC.

O IDEB é divulgado de dois em dois anos e serve como o principal indicador da qualidade do ensino brasileiro. Na Capital do Vestuário foram avaliados cerca de 850 estudantes dos 5º anos da rede municipal de ensino, por meio de provas de língua portuguesa e matemática. “Nossos alunos estão de parabéns por nos trazer esse resultado. Essa nota mostra a qualidade do ensino público oferecido em Cianorte, que só é conquistado graças aos investimentos do governo municipal, tanta na estrutura das escolas como nos funcionários que trabalham com a Educação. Bons alunos são fruto de professores valorizados e acima de tudo capacitados e nisso nosso município está de parabéns mais uma vez, pois fazemos a formação continuada dos nossos professores e educadores e recentemente implantamos um novo plano de carreiras para nossos profissionais”, comentou a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

“Este resultado reflete todo o investimento que a Prefeitura está fazendo na rede de ensino municipal, com recursos para melhorias na infraestrutura de todas as escolas e também para a valorização de nossos professores e servidores, que receberam o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com o Plano de Cargos e Carreiras. Tudo isso faz do nosso ensino um dos melhores da região, nos colocando a frente de cidades maiores”, destacou o prefeito Bongiorno.

Investimentos na infraestrutura escolar

Anualmente, todas as escolas municipais passam por reformas pontuais, tais como pinturas e reparos necessários em paredes, banheiros e toda estrutura. Em 2013, a Jardim Aeroporto ganhou uma quadra poliesportiva com cobertura; em 2014 a Escola Gonçalo Moreno Gutierres está sendo ampliada, ao todo estão sendo construídos 259,20 m² que contemplam área para ensino e estacionamento em frente à instituição. A obra tem um custo aproximado de R$ 300 mil e acontece com recursos próprios do município. As novas salas de aula aumentarão a capacidade de atendimento para mais 200 alunos, sendo 100 no período da manhã e 100 no da tarde, que deixarão de se deslocar até outros bairros.

Além disso, a escola, que atende a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, também está recebendo as obras de instalação de uma cobertura na quadra de esportes e lazer, uma aplicação de R$ 245 mil, conquistados junto ao Governo Federal e que garantirão uma estrutura moderna, confortável e funcional.

Os investimentos não param por ai, a Escola Castro Alves ganhará a cobertura na quadra de esportes e mais duas escolas começarão a ser construídas no município.

Formação Continuada

A secretaria de Educação e Cultura realiza capacitações constantes para a equipe de professores e educadores da rede municipal de ensino através do projeto Formação Continuada. O objetivo é promover estudos, reflexões e contatos com novas concepções, por meio do aperfeiçoamento dos saberes necessários as atividades pedagógicas visando assegurar um ensino de qualidade. O projeto é separado conforme as especificidades de cada público atendido, como a Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Educação Especial.

Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal

Em 2014 passou a vigorar o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal, cujos destaques são o pagamento de 13º salário e de férias aos professores que atuam em jornada suplementar; regularização da hora-atividade; incentivo para a formação em nível de mestrado e/ou doutorado; redução da carga horária semanal de 25 para 20 horas; progressão e avanço remuneratório horizontal e vertical; prêmios de assiduidade.

O novo plano foi construído de forma democrática, através de uma comissão composta por professores, representantes do Poder Legislativo e membros do Grupo de Apoio Educacional e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e apreciado em assembleia por mais de 400 professores.