Novo barracão amplia trabalho e renda com reciclagem

Publicado em: 09/09/2014 00:00

Estrutura de 300 m² em alvenaria constitui um investimento de R$ 130 mil e beneficia as famílias de agentes ambientais

Responsáveis pela triagem e destinação correta dos materiais reaproveitáveis coletados pela Sanepar em Cianorte, os membros da Associação Assistencial dos Agentes Ambientais de Reciclagem contam com reforços. Isto porque, um novo barracão, localizado ao lado do já existente, situado no cruzamento das avenidas Maranhão e Alan Kardec, foi recentemente construído pela Prefeitura de Cianorte para aprimorar os trabalhos desenvolvidos pela instituição. A nova estrutura, de 300 m² em alvenaria, constitui um investimento de aproximadamente R$ 130 mil, efetuado com recursos próprios do município.

Para o presidente da associação, Luiz Henrique Garcia, a estrutura atende aos anseios dos trabalhadores, pois o espaço utilizado até então já não comportava a quantidade de recicláveis oriundos da Coleta Seletiva. “Com o novo barracão podemos ampliar a capacidade de armazenamento de materiais e otimizar os serviços, bem como aumentar o número de associados, proporcionando trabalho e renda para mais pessoas”, afirmou.

Em visita ao local, o prefeito Bongiorno e o vice, Serginho, conferiram a nova estrutura e elogiaram o trabalho desenvolvido. “Cianorte é uma cidade privilegiada por contar com a atuação desta associação, uma vez que o reaproveitamento de materiais realizado evita que uma quantidade significativa de resíduos vá para o aterro sanitário”, destacou Serginho. De acordo com dados da Sanepar, na Capital do Vestuário, são recolhidas aproximadamente 80 toneladas de material reutilizável por mês.

“A associação é uma parceira da prefeitura na manutenção da limpeza pública e que contribui, também, para a preservação de nosso meio ambiente, beneficiando a qualidade de vida de todos os cianortenses. Assim, a administração municipal não poderia deixar de reconhecer e incentivar esta atividade tão louvável”, afirmou Bongiorno que, ao verificar o mau funcionamento do bebedouro da entidade, acionou o secretariado municipal para a realização do conserto ou, se necessário, da substituição. “Contar com água potável e em boa temperatura é essencial para o desenvolvimento do trabalho”, enfatizou o gestor.

“Agradecemos à administração municipal pelo atendimento de nossas reivindicações e promoção de diversas condições de trabalho, bem como à equipe da Secretaria de Meio Ambiente pelo apoio ao nosso desenvolvimento”, concluiu Garcia.