Escola Cecília Sato incentiva o fortalecimento de vínculos familiares

Publicado em: 09/09/2014 00:00

As paredes do salão paroquial da Igreja Matriz receberam uma decoração especial na noite da última sexta-feira (05). Isto porque, demonstrações de amor e respeito à família, expressas por cartazes, frases e cartões confeccionados pelos alunos da Escola Municipal Cecília Sato estavam expostos na reunião que marcou o encerramento das atividades do mês de agosto, que tiveram como objetivo o fortalecimento dos vínculos familiares e da relação entre pais e escola.

“Estes trabalhos são amostras dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, visando estimular vivências baseadas no amor, na amizade, sinceridade, na generosidade, lealdade, compreensão, no respeito e na gratidão, bem como em outros valores humanos que contribuem para a formação de cidadãos capazes de viver harmoniosamente em família e em sociedade”, explicou a diretora da instituição de ensino, Maria de Fátima da Silva Arantes.

O evento também contou com uma apresentação teatral que, intitulada “Família unida acima de tudo” e encenada pelos próprios alunos, encantou a todos. Além disso, a palestrante, Maria Aparecida da Silva Demori, discursou sobre princípios morais, cristãos e éticos no desenvolvimento das crianças. “Os valores vividos pelos pais são passados aos filhos com naturalidade, sendo interiorizados e definindo a conduta de cada um. Assim, quando os pais promovem e mantêm vigentes algumas normas e costumes familiares que mostram a presença viva destes valores preferenciais, eles são absorvidos e o ambiente familiar torna-se mais acolhedor”, afirmou.

Representando a prefeitura, a coordenadora educacional e pedagógica de programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Claudia Fernandes Barros, elogiou a escola pela iniciativa. “Este é um projeto louvável, que auxilia nossos alunos e suas famílias a estabelecerem relacionamentos saudáveis no lar, assim como incentiva a parceria entre os pais e a comunidade escolar, o que possui um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Parabéns à administração, professores e alunos”, destacou.