Cianorte conta com mais uma agroindústria familiar regularizada

Publicado em: 10/09/2014 00:00

Com o auxílio da prefeitura, pequeno empreendimento produz e comercializa 840 dúzias de ovos por dia com garantia de qualidade

Após 12 anos de dedicação ao trabalho no campo, o pequeno produtor Pedro José de Lima celebra transformações positivas em sua propriedade e negócios. Isto porque, por meio de um projeto da Prefeitura de Cianorte, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, ele obteve assistência técnica gratuita para formalizar sua agroindústria familiar, adquirir o selo de garantia de qualidade e para manter a produção de ovos dentro das exigências da vigilância sanitária.

Para oficializar o início dos trabalhos na sede recentemente ampliada e a comercialização com o com o selo do Serviço de Inspeção Municipal para Produtos de Origem Animal, o SIM/POA, autoridades municipais, familiares e funcionários da granja reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (10), em uma singela solenidade. Com seis barracões, abrigando 11 mil galinhas poedeiras, a agroindústria gera 12 empregos, produz aproximadamente 840 dúzias de ovos por dia, abastecendo cerca de 150 estabelecimentos e, também, conta com uma fabricação própria de ração.

“Esta é a realização de um sonho. Temos orgulho do nosso trabalho e agradecemos a cada um que, direta ou indiretamente, nos ajudou a torná-lo melhor”, afirmou o proprietário da Agroindústria Família Lima, Pedro, citando o apoio do Governo Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Emater.
O secretário municipal de Agricultura, Waldiley Domingos, elogiou o trabalho da equipe e comentou os resultados do projeto. “Agradeço aos profissionais da secretaria que não medem esforços na inclusão dos agricultores familiares no processo de agroindustrialização e comercialização de suas produções, o que agrega valor, gera renda e amplia as oportunidades de trabalho no meio rural, garantindo a melhoria das condições de vida dos participantes”, ressaltou.

Já o presidente do Poder Legislativo, vereador Dadá, dirigiu votos de sucesso à família empreendedora. “É uma grande satisfação ser um dos convidados a compartilhar esta alegria. Que nosso Pai protetor continue abençoando os familiares e colaboradores envolvidos com este trabalho, tão importante para nossa alimentação. A Câmara Municipal apoia este projeto e está à disposição dos pequenos produtores”, afirmou.

“Um dos deveres do poder público é contribuir para que sonhos se realizem e melhorem a qualidade de vida das pessoas. Por isso, é tão gratificante estar prefeito neste momento. Em nome dos cianortenses, agradeço a disposição e dedicação ao trabalho apresentadas por vocês, pequenos produtores, pessoas que enfrentam as mais diversas adversidades e que são dignas de prosperidade”, destacou o prefeito Bongiorno.

O gestor municipal, ainda, enfatizou importantes fatores que contribuem para o crescimento do pequeno produtor. “A prefeitura empenha esforços em manter as condições de tráfego das estradas rurais e, juntamente com o Poder Legislativo, incentiva e valoriza o trabalho do homem do campo, criando condições de produção e comercialização, como a feira do produtor e a inclusão das escolas estaduais, pois as municipais já participam, no Programa Compra Direta. Além disso, uma lei, criada pelo nosso deputado representante na Assembleia Legislativa do Paraná, amplia a comercialização dos produtos agroindustriais, que antes era apenas municipal, para todo o Estado”, lembrou Bongiorno.

Também participaram da solenidade: o vice-prefeito, Serginho; os vereadores Letícia Biggi e Silvio do Pátio; o representante da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), João Ricardo; bem como servidores públicos municipais integrantes do projeto.