Escolas municipais são contempladas com recursos do Mais Educação

Publicado em: 11/09/2014 00:00

Investimentos em oficinas pedagógicas, de esporte, saúde, cultura e lazer ultrapassam R$ 48 mil

As atividades pedagógicas do segundo semestre de 2014 serão especialmente fomentadas nas escolas municipais Jardim Aeroporto e João Bueno de Godoy. Isto porque, as duas instituições de ensino foram contempladas com recursos do Mais Educação, um programa do Governo Federal que visa o ensino integral e, assim, incentiva a ampliação da jornada escolar por meio de atividades complementares nas áreas de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

A E.M. Jardim Aeroporto, com 280 alunos inscritos no programa, está contemplada com R$ 35.400. Já a E. M. João Bueno de Godoy, localizada no distrito de Vidigal, possui 50 alunos cadastrados na iniciativa e recebe um investimento de R$ 13.450. Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, os recursos muito contribuirão para a diversidade e riqueza de experiências dos participantes. “As atividades propostas pelo programa abrangem áreas de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, contemplando práticas pedagógicas nas áreas de saúde, esporte, lazer e cultura, e colaborando para o objetivo da administração municipal, que é o de expandir o território da educação para além das salas de aula convencionais”, ressaltou.

Nesse sentido, o prefeito Bongiorno lembrou que os investimentos na rede municipal de ensino, que são uma das prioridades da atual administração, já apresentam resultados. “No recém-divulgado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, Cianorte apresenta uma nota de 6,4, um número superior às médias nacional e estadual e que coloca a Capital do Vestuário como a primeira entre as cidades da região Amenorte e, ainda, também como uma das 40 melhores do Estado, alcançando, nos anos de 2.013 e 2.014, a meta estipulada para 2.021”, destacou.

O gestor municipal, também, elogiou o trabalho efetuado pela Secretaria de Educação e Cultura, bem como pelas escolas beneficiárias do programa. “Parabéns pela preocupação em melhorar a qualidade do ensino, buscando os meios de fazê-la, aproveitando as oportunidades de inscrição em projetos de outras esferas governamentais e trazendo recursos para o fomento do ensino de nossas crianças”, enfatizou Bongiorno.

Entenda como funciona o programa
O Mais Educação está em vigência desde 2008, sendo coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em parceria com as Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação, e sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O processo de adesão das escolas, estaduais e municipais, desde 2009, acontece por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).

Para o desenvolvimento de cada atividade complementar, o Governo Federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. Além disso, as escolas beneficiárias, de acordo com a especificidade das oficinas que se propuserem, também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, hip hop e rádio escolar, entre outros.