Sábado tem mutirão de vacinação contra o HPV

Publicado em: 12/09/2014 00:00

Equipes da saúde atenderão das 13 às 17 horas; Imunização é gratuita e destinada às meninas com idades entre 11 e 13 anos

A prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, neste sábado (13), o “Dia D” contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Entre as 13 e as 17 horas, todas as Unidades Básicas de Saúde do município – sede e distritos – estarão aplicando a imunização que, incorporada este ano no calendário brasileiro oficial de vacinação, é gratuita e destinada às meninas com idades entre 11 e 13 anos.

“Esta é a segunda dose da imunização, composta por três etapas. A primeira começou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no dia 10 de março, quando foi iniciada uma mobilização nacional em prol da prevenção ao câncer de colo de útero. Assim, seguindo o cronograma, a segunda dose está sendo ministrada seis meses após a primeira, sendo a terceira aplicada quando decorridos cinco anos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.

“Para receber a imunização basta comparecer ao posto de saúde mais próximo da residência e apresentar a carteira de vacinação ou documento de identidade. Vale ressaltar que esta vacina é quadrivalente, garantindo a proteção contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, que correspondem a 70% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro tipo de tumor que mais atinge as mulheres É importante destacar, também, que as meninas que estão nesta faixa etária e que ainda não tomaram a primeira dose, podem recebê-la da mesma forma”, explicou a chefe da Divisão de Prevenção Básica à Saúde, Heloisa Dantas.