Pequeno produtor recebe apoio para liberação do Pronaf

Publicado em: 16/09/2014 00:00

Mais um veículo foi adquirido por meio de projeto elaborado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Agricultura

Na manhã desta segunda-feira (15), no estacionamento do Paço Municipal, o agricultor familiar, Adelino Garcia, reuniu-se com representantes da prefeitura para celebrar a aquisição de uma pick-up zero quilômetro, efetuada por meio de um projeto elaborado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Agricultura para o enquadramento no Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, uma linha de crédito que estimula o desenvolvimento das unidades familiares de produção rural.

“O Pronaf é destinado aos pequenos produtores que necessitam de crédito, seja para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, bem como para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços, com as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, sendo cerca de 2% ao ano e, ainda, com uma carência de dois anos e a possibilidade de parcelamento em até dez”, explica o secretário de Agricultura, Waldiley Domingos.

“O Governo Municipal presta assistência gratuita ao pequeno produtor, elaborando projetos, individuais ou coletivos, que seriam cobrados por empresas particulares. Iniciado em novembro do ano passado, este serviço, que conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Banco do Brasil, já beneficiou oito agricultores familiares com a aquisição de veículos zero quilômetro”, contou o engenheiro agrônomo responsável pelos projetos, José Bataglini.

Produtor de café, Adelino agradeceu o apoio recebido e enfatizou a importância do veículo para o aprimoramento do trabalho. “Esta pick-up, própria para carga, com capacidade para até 750 quilos, vai facilitar o transporte dos produtos, com conforto e segurança, melhorando nossa vida”, afirmou. Já o vice-prefeito, Serginho, parabenizou o agricultor pela conquista e fez votos de sucesso. “Que este veículo contribua para a realização do trabalho no campo, um ofício conhecido pela dificuldade e reconhecido pela importância para a alimentação”, destacou.