Descarte do lixo é feito de maneira incorreta

Publicado em: 16/09/2014 00:00

População ignora lixeiras comunitárias instaladas na zona rural e acomoda o lixo em local inapropriado

Quem percorre a rodovia Vereador José da Silva, que dá acesso ao distrito de Vidigal, depara-se com uma cena inusitada. Nas proximidades da Venda Maringá existem lixeiras comunitárias, entretanto, a população parece ignorá-las e faz o descarte do lixo ao lado das mesmas, em uma demonstração de falta de respeito ao meio ambiente. Além disso, a Polícia Ambiental recebeu denúncias de que empresas de municípios vizinhos estão descartando seus resíduos em Cianorte, o que configura crime ambiental.

“É bastante triste encontrar situações como esta em que as lixeiras estão ali disponíveis para a população e mesmo assim ver o tanto de lixo descartado fora delas. Nós pedimos encarecidamente a todos que tenham consciência e usem as lixeiras para destinar seus resíduos. Fazer isso é sinal de respeito ao meio ambiente e também ao próximo”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, José Ícaro Monteiro Maranhão.

A preocupação com a destinação correta do lixo é uma das marcas da atual administração municipal que empenha esforços em ações de conscientização da população bem como na manutenção de locais específicos para o depósito de cada tipo de resíduo, contribuindo, assim, para a preservação dos recursos naturais. Nesse sentido, em julho, a Prefeitura adquiriu 50 unidades de lixeiras com três metros de comprimento por um e meio de largura e 50 centímetros de profundidade para renovar todos os depósitos de resíduos da zona rural, bem como para a instalação de novos pontos; destas, 13 já foram instaladas.

“Estas novas lixeiras são maiores para acomodar mais lixo e evitar justamente o descarte fora delas como está acontecendo na Venda Maringá e em outras regiões, o que contribui para a degradação dos recursos naturais, além de deixar o ambiente feio e desagradável para os próprios moradores que convivem diariamente nestes locais”, comentou o chefe da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Guilherme Comar Schulz.

Atualmente, a área rural do município possui 22 lixeiras comunitárias, nas quais a Secretaria de Serviços Municipais realiza a coleta do lixo orgânico duas vezes por semana e a Associação dos Agentes Ambientais da Reciclagem recolhe o material reciclável uma vez por semana.