Conselho de Meio Ambiente analisa instalação de hidrelétricas em Cianorte

Publicado em: 17/09/2014 00:00

Por meio de palestras, os conselheiros estudam os pontos favoráveis e contrários a construção de cinco pequenas centrais hidrelétricas (PCH) no rio Ligeiro

Há dois anos, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA) recebe pedidos de liberação para a realização de estudos técnicos sobre a implantação de cinco Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Ligeiro, nos territórios dos municípios de Cianorte e Jussara. Em 2012, o COMMA negou tal pedido e diante das novas solicitações, os conselheiros optaram por ouvir pontos favoráveis e contrários a construção das PCHs.

Assim sendo, em junho a empresa interessada na obra apresentou suas propostas e nesta terça-feira (16), o professor doutor Claudio Henrique Zawadzki e o promotor de Justiça e doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Robertson de Azevedo, ministraram uma palestra na qual demonstraram os impactos negativos, tanto ambientais como socioeconômicos, dos empreendimentos.

“Nós conselheiros não chegamos a um consenso sobre a melhor decisão a ser tomada. Em um primeiro momento negamos o pedido de estudos para podermos analisar os impactos que a construção dessas mini usinas trarão para o meio ambiente, para a economia e principalmente para a vida das pessoas aqui de Cianorte. Sabemos que construções como estas causam problemas ambientais dos mais diversos e acabam por alagar terras férteis, gerando um problema social. Então é preciso ouvir com cuidado essas propostas e estudar atentamente todos os detalhes”, explicou o presidente do COMMA e secretário do Meio Ambiente, José Ícaro Monteiro Maranhão.

Na próxima reunião ordinária do Conselho, a ser realizada em outubro, os conselheiros debaterão o assunto para a tomada de decisão. “Agora que temos todo o subsídio necessário tanto de um lado como do outro, poderemos nos decidir por um parecer favorável ou contrário a implantação das PCHs no Rio Ligeiro”, contou José Ícaro.

Estiveram presentes à reunião, além dos conselheiros, o promotor público do Meio Ambiente, Joelson Luis Pereira; os secretários municipais de Agricultura, Waldiley José Domingos, de Desenvolvimento, Nelson Magron Junior, e de Integração Governamental, Clóvis Bongiorno; o vereador Silvio Fernandes, o presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Domingos Vela, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Luiz Gavioli.