Semana Nacional do Trânsito tem início nesta quinta-feira

Publicado em: 17/09/2014 00:00

Em Cianorte, período será marcado por uma programação especial; Solenidade de abertura das atividades ocorre no Posto da Polícia Rodoviária

Com a finalidade de conscientizar a sociedade e, assim, criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de valores, posturas e atitudes para a garantia do direito de ir e vir dos cidadãos, a Semana Nacional do Trânsito, instituída pela Lei nº 9.503/97 do Código Brasileiro de Trânsito, tem início nesta quinta-feira (18) e segue até o dia 25 de setembro, marcada pelo desenvolvimento de diversas ações por todo o Brasil.

Em Cianorte, a prefeitura municipal, em conjunto com a Polícia Militar e o Batalhão da Polícia Rodoviária, bem como com o apoio da Ciretran, Corpo de Bombeiros e Núcleo Regional de Educação, estabeleceram uma programação especial para a data, com palestras e blitz educativas, envolvendo alunos de escolas municipais e estaduais, atiradores do Tiro de Guerra e a população em geral. A solenidade de abertura das atividades será realizada às 9h do dia 18, no Posto da Polícia Rodoviária.

“Para este ano, o tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, é ‘Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”, o qual deverá ser abordado além das questões de faixas de pedestres e semáforos, contemplando assuntos essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, bem como priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada ao trânsito de veículos automotores”, destacou o Sargento Geberson Lisboa, comandante da Polícia Rodoviária de Cianorte.

“Este é um período destinado à reflexão de nossos comportamentos no trânsito, uma importante questão social que necessita da compreensão e contribuição de todos para que a convivência e negociação do espaço seja harmoniosa e de respeito. Assim, convidamos os cianortenses para aderir conosco esta iniciativa, participando das atividades propostas e nos ajudando na construção de um trânsito seguro e saudável”, enfatizou o prefeito Bongiorno.