Solenidade marca início da Semana Nacional do Trânsito em Cianorte

Publicado em: 18/09/2014 00:00

Realizada até o dia 25 de setembro, o período será marcado por atividades de conscientização sobre o respeito aos pedestres

Na manhã desta quinta-feira (18), a comunidade presente ao posto da Polícia Rodoviária de Cianorte presenciou o resgate, pelo Corpo de Bombeiros, de uma pedestre acidentada. A ação foi apenas uma simulação feita pelos militares para conscientizar a população sobre os perigos de não respeitar a faixa de pedestres e marcou o início da solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito, que acontece até o próximo dia 25 em todo Brasil, com o tema “Cidade para pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

“As pessoas estão preocupadas com a mobilidade urbana e a cidade tem que se movimentar para dar prioridade ao pedestre. A estatística aponta que 90% dos acidentes ocorre pela imprudência dos condutores. Então a conscientização, a educação no trânsito e o respeito às leis fazem com que diminua os riscos de acidente. E é esse o objetivo da Semana Nacional do Trânsito: desenvolver ações que mostrem aos motoristas a importância desse respeito”, afirmou o comandante do Posto da Polícia Rodoviária Estadual em Cianorte, Sargento Geberson.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros de Cianorte, Capitão Adriano, falou sobre prevenção de acidentes. “Esse serviço de conscientização é muito importante para nossa cidade. Todos somos pedestres uma hora ou outra, é preciso respeitar para nós ou nossos familiares não entrarem nas estatísticas de acidente”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros de Cianorte, Capitão Adriano.

O ponto alto da cerimônia foi a apresentação das crianças das Escolas Municipais João Bueno de Godoy, com a música Rumo à Conscientização do Trânsito, paródia do hit “Show das Poderosas”, e Gonçalo Moreno Gutierres, cujo teatro alertou a todos sobre os perigos de desrespeitar as leis de trânsito, principalmente no que diz respeito à faixa de pedestre e embriagues ao volante.

“É de fundamental importância eventos como estes, que são simples mas destacam a educação no trânsito, a conscientização para os problemas que nós temos e os flagelos que isso representa. Nós procuramos durante essa Semana, irmanados junto com a comunidade, com estudantes, com as pessoas que trabalham e se preocupam com o trânsito para que haja esse despertar que a direção defensiva deve ser praticada todos os dias do ano e assim nós possamos ter cada vez mais segurança nas vias, minimizando o número de acidentes, mortos e feridos”, comentou o comandante da Polícia Rodoviária do Paraná, Coronel Daniel dos Santos.

O subcomandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, Capitão Cláudio, explanou sobre a necessidade de educação no trânsito. “Não adianta só multar, precisamos conscientizar as pessoas. Que nossas crianças levem aos pais o que estão aprendendo e que nós façamos nossa parte com o objetivo de salvar vidas”, disse. E o presidente da Câmara Municipal, vereador Dadá, parabenizou a organização da cerimônia. “Este é um grande evento para nossa cidade, onde as crianças foram um exemplo de cidadania nos conscientizando sobre a prevenção de acidentes”.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Nelson Magron Junior, falou sobre os investimentos da Prefeitura para a melhoria do trânsito cianortense. “Temos feito o possível com a instalação de semáforos, sinalização vertical e horizontal, recuperação de vias, pavimentação. Essa semana vem para levantar esse tema importante que é o pedestre, pois todos nós somos pedestres a partir do momento que descemos do carro”.

“É do conhecimento de todos nós que aumentou muito a frota de carros no Brasil e em Cianorte não é diferente. Então é preciso ter cuidado e o município está fazendo a parte dele, com um departamento de trânsito trabalhando nisso. Mas se não houver uma conscientização realmente das pessoas, nós não vamos reduzir a quantidade de acidentes. Mas eu percebo e acho que os motoristas hoje estão mais conscientes, estão parando para as pessoas passarem. Eu acredito que esse movimento das escolas com as crianças, desde pequenos aprendendo a lidar com isso, nós teremos um futuro muito melhor”, enfatizou o prefeito Bongiorno.

Estiveram presentes à solenidade, a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa; a representante do Núcleo Regional de Educação, Kelly Werdemberg; os vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira, Natal Reias e José Aparecido da Silva; o comandante da 4ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual de Maringá, Capitão Rodrigo Giroto e o comandante do 2º Pelotão de Polícia Rodoviária, Tenente Elizeu Gonçalves.