Professores recebem capacitação em Língua Portuguesa

Publicado em: 19/09/2014 00:00

Cursos fazem parte do Programa de Formação Continuada para o aprimoramento do ensino na rede municipal de educação

Com objetivo de aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos dos professores da rede municipal de educação e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, a prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promove, com regularidade, cursos de Formação Continuada a todos os docentes do magistério público municipal, sejam eles atuantes na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou na Educação Especial.

No mês de setembro, as capacitações têm como tema a Língua Portuguesa e estão sendo ministradas pelo professor de Letras da UEM, o pós-doutor em Línguistica Aplicada, Renilson José Menegassi, aos professores auxiliares, de contraturno, de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, bem como aos coordenadores pedagógicos das escolas municipais.
No encontro realizado no dia 11, destinado aos professores auxiliares e de contraturno, foram tratados conteúdos relativos ao “Desenvolvimento das habilidades de leitura e da produção escrita no Ensino Fundamental”, subsidiando o trabalho docente no que diz respeito a intervenções pedagógicas na produção escrita dos alunos, levando os mesmos a compreender os conceitos de frase, paragrafação e organização das ideias presentes nos textos.

Já nos encontros realizados nos dias 17 e 18, aos professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, foram destacados aspectos relevantes à “Produção de Perguntas e Poemas na sala de aula, tendo como referência os descritores contemplados na Avaliação Externa – Prova Brasil, um exame aplicado anualmente em todas as turmas dos 5º anos da rede municipal de ensino e que é parte integrante dos resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. As atividades tiveram como objetivo desenvolver habilidades de interpretação e compreensão do gênero poema, bem como sua função social e aplicação prática com os estudantes em sala de aula.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, agradeceu e elogiou os participantes. “O município tem empenhado esforços na implementação e aprimoramento de uma política de Formação Continuada eficaz ao seu magistério, conforme as especificidades de cada público atendido. Assim, agradecemos a presença de cada professor, que veio em busca pelo aprimoramento do saber”, destacou Neuza, enfatizando, ainda, o apoio que a secretaria recebe do prefeito Bongiorno na realização desses eventos, pelos quais “a rede de educação municipal tem alcançado resultados muito positivos”, garantiu. Os cursos terão continuidade durante o mês de outubro.