Ciscenop beneficia paciente com prótese de braço

Publicado em: 19/09/2014 00:00

Órgão artificial de RS 5 mil é o primeiro da história do consórcio de saúde e garante melhoria da qualidade de vida

Há um ano e quatro meses um trágico acidente entre veículos mudou completamente a vida do cianortense, Joel Monte de Santana, que perdeu seu braço direito. Após conviver este tempo com a falta do membro, o jovem de 20 anos celebra o início de uma nova etapa. Isto porque, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste (Ciscenop), Joel recebeu, na manhã desta sexta-feira (19), uma prótese. O órgão artificial superior, produzido e adequado pela Ortopédica Londrina, é o primeiro a ser adquirido e repassado pelo consórcio de saúde, constituindo um investimento de R$ 5.211.

“Com um pouco mais de uma década de existência, o Ciscenop vem prestando assistência gratuita, entre outras áreas, em próteses para a população dos 11 municípios integrantes que, até então, só apresentava demanda pelas peças artificiais substitutas de órgãos inferiores, como pernas. Assim, este repasse é ímpar na história dos atendimentos prestados pelo consórcio que, mais uma vez, promove a melhoria da qualidade de vida de seus pacientes com soluções de protetização”, destacou a secretária executiva do Ciscenop, Andreia Fancelli.

“A diferença que esta prótese fará na vida do paciente é inquestionável. Muito semelhante a um braço natural, a peça representa mais autoestima para Joel, que tanto já sofreu pela perda traumática do membro. Por isso, esta ação, de reflexos positivos imensuráveis, é tão necessária e gratificante”, afirmou o presidente do Ciscenop, o prefeito de Cianorte, Bongiorno.

“Estou muito feliz. Este é um valor que eu não poderia custear e, por isso, estou realizando um sonho. Vou me casar em breve e é muito emocionante saber que poderei receber a noiva com ambos os braços”, afirmou o paciente, que terá toda a assistência necessária para a adaptação à prótese, sendo o acompanhamento técnico, inicialmente, realizado uma vez por semana durante aproximadamente um mês, até que esteja apto a conduzir os movimentos com naturalidade. Posteriormente, a peça será revestida conforme as especificidades da pele de Joel, que contará com a assistência técnica permanente.