O prefeito em exercício, Serginho, acompanhado pelo vereador Silvio do Pátio, visitou nesta semana a casa que sediará a Extensão do CAPS 1, órgão que irá oferecer atendimento exclusivo às crianças e adolescentes de Cianorte que apresentam transtornos mentais. Localizado na Avenida São Paulo nº 740, o local funcionará das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Para oferecer um atendimento de qualidade, além de um ambiente apropriado para o tratamento, reabilitação e inserção do paciente na sociedade, a Extensão do CAPS 1 conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, psicólogo, pedagogo, assistente social, artesão, educador físico, técnico administrativo e técnico em enfermagem.
“Estamos nos esforçando para que nossas crianças e adolescentes tenham o acesso ao melhor tratamento possível. Teremos um espaço amplo, com profissionais capacitados, que poderão atender os encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde e do Ciscenop, bem como a demanda espontânea, que será avaliada pela equipe”, disse Serginho.
“Queremos esclarecer que o que estamos ofertando não é o CAPS Infantil, e sim um serviço equivalente, no qual as crianças e adolescentes terão acesso a um Projeto Terapêutico Singular (PTS), ou seja, cada um receberá o tratamento individualizado, adaptado às suas necessidades. Sem dúvida, um grande avanço para a saúde pública do município”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.
“Será oferecido, ainda, atendimento individualizado medicamentoso e psicoterápico; atendimento em oficinas terapêuticas (como pintura, passeios, músicas, atividades corporais) e trabalhar temas que geram sofrimento psíquico como sexualidade, luto/morte, separação, perdas”, completou a coordenadora do CAPS1, Marlene Bataglia.
Também acompanharam a visita a diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Ribeiro Águila e a chefe da Divisão de Atenção Básica à Saúde, Andreia Domingos.