Produtos exóticos incrementam Feira do Produtor de Cianorte

 

Publicado em: 19/01/2017 00:00

Whatsapp

 

Opções agradam desde cardápios mais requintados até as tradicionais receitas de família

Que a Feira do Produtor de Cianorte oferece grande variedade em verduras, legumes e frutas para o consumidor não é segredo para ninguém. O que muitos talvez não saibam é que além da comercialização de alimentos comuns da região e da época, os feirantes ainda têm oferecido uma vasta gama de produtos exóticos e raros de se encontrar nas gôndolas dos supermercados. Tudo isso sem deixar de lado o preço ‘camarada’ que somente o local oferece.

Um bom exemplo é a banca da família Sakiko, que há mais de 30 anos comercializa produtos voltados, principalmente, à culinária oriental. Além de alimentos de origem japonesa como o sushii e o mandyu, ainda disponibiliza para o consumidor legumes diferentes, como o nigagori – um pepino exótico. “Ele é mais amargo”, conta Simone Sakiko, que também vende broto de bambu, aspargos e bardana. “A procura por esses alimentos é grande, temos um público fiel”, completa.

Quem também trabalha nesse segmento é a família Akemi. Salsão, menta, taioba, losna, tomilho e açafrão-da-terra são alguns dos alimentos que oferecem. “Tem coisa que a gente traz aqui que o pessoal comenta não encontrar nem mesmo em Curitiba e outros grandes centros. Um exemplo é o lakio, que é a cebolinha em conserva, muito utilizada por descendentes de italianos para tempero no lugar do alho”, aponta Patrícia Akemi.

Frequentadora da Feira do Produtor, a chefe de cozinha, Vladia Cadan, costuma comprar por lá alguns dos ingredientes para montar seus pratos. “Eles apresentam boa qualidade, principalmente, se o tempo colabora com a produção”, conta. Segundo ela, alguns itens não são encontrado em outros lugares. “É o caso do tomilho, quase ninguém conhece”, diz. Nirá, amoras (daquelas maiores e mais doces), couve, tomatinhos cereja, ciboulette e frango meia-ceva, são outras das iguarias que adquire.

E engana-se quem pensa que a variedade se restringe apenas a legumes e verduras. De acordo com a época do ano, os feirantes ainda oferecem frutas da época, como a atemóia, lichia, pitaia, pitomba e outras variedades. “Além de contribuírem de inúmeras formas no organismo, uma vez que cada um desses alimentos apresentam grande riqueza em nutrientes, eles colocam-se como excelentes opções para variar o cardápio”, informa a nutricionista, Fabiana Oliveira Garcia.