Evento apresenta resultados de projeto ambiental

Publicado em: 11/08/2011 00:00

noticia_93011/08/2011

Alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Vicente Machado promoveram um evento para apresentar, aos pais dos alunos e à comunidade em geral, os resultados do projeto “Sustentabilidade Ambiental: Ações para Transformar Cultura”, desenvolvido pelos alunos do 5º ano A, sob a coordenação da professora regente Wadislaine Baragatti.

O evento ocorreu na última segunda-feira (8), à noite, e contou com apresentação de trabalhos, stands informativos sobre os subtemas: Biodiesel, Lixo Tóxico, Coletor de Energia Solar e Energia Renovável e um desfile de moda com roupas e acessórios confeccionados com material reciclável. A escola abraçou a ideia e mobilizou seus agentes para que o melhor resultado fosse apresentado na ocasião.

Waldislaine Baragatti, professora regente da turma, diz que o mais gratificante do projeto é ver o envolvimento dos alunos. “Eles se empolgaram muito e mostraram na prática o que aprenderam. E não é só o quinto ano; os pais, os funcionários e alunos de outras séries ajudaram participando, trazendo materiais, dando idéias. Todo mundo se envolveu”, conta a docente.

O projeto desenvolvido contou com várias ações, durante este ano, envolvendo a comunidade. Dentre elas, uma blitz ecológica na área central de Cianorte, na última semana, com a qual os alunos orientaram as pessoas sobre a coleta adequada do Lixo Tóxico, como pilhas e baterias de celulares, além de distribuírem panfletos informativos. Na oportunidade, os alunos deixaram à disposição da comunidade coletores específicos para o armazenamento desses produtos, em alguns pontos estratégicos do comércio e no bairro onde a escola está inserida, para a correta destinação.

Além disso, após estudo em sala e pesquisas realizadas, orientadas e direcionadas pela professora regente, os alunos saíram pelo bairro para conscientizar as pessoas sobre a contaminação que o óleo vegetal já utilizado pode causar à natureza, caso seja descartado como lixo comum. Fizeram, também, a coleta desse material, objetivando a reutilização como biodiesel.

Outras ações realizadas pelos alunos da referida turma foram visita, orientação e entrega de panfletos informativos em todas as salas de aula da escola, com o objetivo de lançarem a proposta e conscientizarem alunos e famílias quanto à necessidade de ações sustentáveis.

Enquanto realizavam todas essas ações, a turma construiu um coletor de energia solar com materiais recicláveis, que sugere às pessoas a possibilidade de economia na energia elétrica. Os alunos lançaram, também, a proposta de energia renovável, por meio da reutilização do bagaço da cana-de-açúcar, num processo de retirada de vapor que gera energia. Uma maquete de usina de álcool foi produzida para a apresentação.

Os familiares dos estudantes também participaram de todo o processo, como na etapa de confecção de roupas e acessórios com materiais recicláveis, demonstrando a possibilidade de reaproveitar embalagens de forma útil e poupar o meio ambiente de ser atingido.

Para que o projeto se concretizasse, a escola contou com o apoio e colaboração da Prefeitura de Cianorte, Secretaria Municipal de Educação, imprensa local, Polícia Militar, comércio, Igreja Católica do bairro, industrias de álcool e bio-óleo, Secretaria do Meio Ambiente e Sanepar.

A diretora da escola, Silvana Lemos Oliveira Couto, se diz muito satisfeita com o trabalho realizado. “Essa foi a forma encontrada de aplicar um conteúdo, que é muito importante, na rotina dos alunos, de suas famílias e da população em geral. Nós acreditamos que a semente da mudança de cultura, que foi lançada durante este trabalho, dará frutos de forma farta, incentivando, também, outras instituições e organizações que tenham a mesma preocupação com o meio ambiente”, diz.

Os trabalhos foram realizados a partir da iniciativa do projeto Televisando o Futuro, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a RPCTV, que tem por objetivo promover a reflexão sobre temas de relevância social. Neste ano, o assunto explorado é Meio Ambiente e todas as escolas municipais de Cianorte desenvolveram projetos com a finalidade de conscientização.