Prefeitura inaugura nova sede da Secretaria De Políticas Públicas Para Mulheres, Crianças E Adolescentes

Publicado em: 15/12/2021 00:00 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação

Atendimentos acontecem na Rua Fernão Dias, 95, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Na manhã dessa quarta-feira (15), o prefeito de Cianorte, Marco Franzato, acompanhado do vice, João Alexandre Teixeira, inaugurou a nova sede da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, na Rua Fernão Dias, 95, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. A pasta, criada no início deste ano, é responsável por executar a gestão de políticas públicas voltadas para garantir direitos, promover igualdade e articular, elaborar e coordenar ações no município.

Durante a solenidade, o prefeito enfatizou a importância da criação da secretaria e destacou o trabalho realizado até agora. “As ações que a equipe vem desenvolvendo nos últimos meses têm sido fundamentais para avançarmos em termos de políticas públicos para as mulheres, crianças e adolescentes no nosso município. Temos muitos outros projetos para o ano que vem e tenho certeza que esse novo espaço, amplo e apropriado, favorecerá para que o atendimento seja ainda mais eficiente e acolhedor para a população”, disse.

Entre as ações desenvolvidas neste ano pela pasta, destacam-se o acompanhamento e atendimento de 118 casos de violência; as parcerias com a Polícia Militar, na visita às mulheres que possuem medidas protetivas, e com o Conselho da OAB Mulher de Cianorte, no suporte jurídico gratuito; a oferta de cursos de qualificação para o público feminino; a assistência à comunidade LGBTQIA+; e, neste mês de dezembro, o início da distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Quando formulávamos nosso Plano de Governo pensamos muito em promover políticas que atendessem a esse público. E hoje, aqui, inaugurando esse novo espaço, a sensação é de que estamos no caminho certo já que este será um ambiente de portas abertas para acolher quem mais precisa e que fará com que essas pessoas se sintam representadas. Que este momento marque, realmente, tudo que nós avançamos durante o ano, que foi desafiador e repleto de conquistas”, disse o vice-prefeito, João Alexandre.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Fernanda Spagolla, agradeceu o apoio de todos os parceiros no desenvolvimento das ações. “Juntos, temos nos empenhado para que nenhuma mulher entre aqui e saia pior do que entrou. Temos feito o possível para acolher, acompanhar, orientar e garantir que todos os seus direitos sejam respeitados. O mesmo se aplica às crianças e adolescentes”, disse. A nova sede, ainda, possibilitará a criação de novos espaços, como o de escuta especializada e de qualificação, ampliando os atendimentos.

A solenidade de inauguração também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Wilson Peres Pedrão, acompanhado dos demais vereadores; da diretora do Fórum de Cianorte, a juíza Marília Mitiê Yoshida; da representante do Ministério Público, a Promotora de Justiça, Elaine Lopo Rodrigues; do delegado chefe da 21a Subdivisão de Polícia Civil, Jonas Eduardo Peixoto Amaral; e da representante da 5a CIPM, a soldado Ingrid Nayara Rodrigues Ferreira. A ocasião contou, ainda, com as bençãos do pastor e vereador Dejair Barbosa Melo e do padre Gabriel Henrique dos Santos Camargo.