Capseci tem novo calendário para eleições dos conselhos fiscal e administrativo

Publicado em: 15/12/2021 00:00 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Foi publicado, na edição dessa terça-feira (14), do Órgão Oficial do Município (https://cianorte.pr.gov.br/orgao-oficial), o novo cronograma para as eleições dos conselhos fiscal e administrativo da Caixa de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipais de Cianorte (Capseci). O adiamento ocorreu por conta da pandemia de Covid-19 e do processo de contratação de um sistema para votação eletrônica. De acordo com o calendário, o prazo máximo para nomeação da comissão eleitoral é 15 de janeiro. Já o registro de candidaturas está marcado para o período de 20 de janeiro a 15 de fevereiro.

Podem concorrer às eleições os servidores públicos municipais titulares de cargo efetivo, ativos ou aposentados, desde que não sejam pertencentes ao quadro da Capseci e nem estejam em licença sem vencimento. O Conselho Fiscal é um órgão superior de fiscalização e controle interno, composto por três conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, sendo dois servidores ativos ou inativos eleitos por voto direto e um representante do Poder Executivo indicado pelo prefeito.

Já o Conselho de Administração, é um órgão superior de normatização e deliberação, formado por sete membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo três servidores ativos e um aposentado, eleitos por voto direto; dois representantes do Poder Executivo indicados pelo prefeito e um do Poder Legislativo delegado pela Câmara Municipal. Em ambos os conselhos os membros não recebem gratificação pelo desempenho da função e o mandato é de quatro anos.

A lista dos candidatos será divulgada em 02 de março. No dia seguinte, inicia-se o período para propaganda eleitoral, que segue até 18 de março. A votação ocorre entre 21 e 30 de março, com apuração dos votos na sequência. A nomeação dos eleitos está marcada para 11 de abril. “Os conselhos são os órgãos de representação direta dos servidores ativos, aposentados e pensionistas na gestão da Capseci. Por isso, pedimos para que se preparem para este momento, tão importante para o direcionamento do nosso Regime Próprio de Previdência Social”, destaca a superintendente da entidade, Giovana Hirata.