Servidores tem capacitação para combate ao assédio moral e sexual no trabalho

Publicado em: 16/12/2021 00:00 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Atendendo a um acordo assinado junto ao Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura de Cianorte está colocando em prática uma série de medidas para prevenção e combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho dos servidores. Em agosto deste ano, por exemplo, a administração municipal implantou e disponibilizou uma ouvidoria específica para receber denúncias, tanto anônimas quanto identificadas, através do site institucional (https://cianorte.pr.gov.br/contato-servidores), que apura os casos por meio de uma comissão multidisciplinar, criada especialmente para lidar com as questões.

Já na manhã desta quinta-feira (16), representantes dos servidores das mais diversas repartições participaram de uma capacitação sobre o assunto. “Por meio do Termo de Ajustamento de Conduta Nº 18/2021, a Prefeitura de Cianorte comprometeu-se a não tolerar situações de assédio moral, sexual ou qualquer outra forma de constrangimento que possam causar danos à personalidade, dignidade, intimidade, integridade física ou psíquica dos servidores. O objetivo é garantir o tratamento digno, compatível com a condição humana, cumprindo o que determina a Constituição Federal”, destacou o subprocurador municipal, Mário Ramos Lubasky.

A ocasião contou com a explanação do secretário de Defesa Social, tenente-coronel Elias Ariel de Souza, que discorreu sobre condutas éticas e morais. Já a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Fernanda Spagolla, explicou o que são os assédios moral e sexual. A procuradora jurídica, Clarissa Paranzini Lago, acompanhada pela equipe do setor, exemplificou os tipos, como o descendente e o ascendente; tratou sobre as consequências para o indivíduo que sofre o abuso, assim como as punições para o assediador. O secretário de Administração, José Maria de Souza, por sua vez, informou sobre os canais de denúncia, a composição da comissão multidisciplinar e as formas de apuração.

“Essa foi apenas a primeira conversa sobre a prevenção e o combate ao assédio moral e sexual no trabalho dos servidores. A partir de agora, o assunto vai ser tratado de forma mais presente. Agradecemos a participação de cada um que se dispôs a estar aqui. Contamos com a contribuição de todos na disseminação dessas informações e nos colocamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas. Juntos, vamos contribuir para um ambiente saudável e adequado”, concluiu Clarissa. Ao final, os participantes receberam um material informativo, que será distribuído aos demais.