Com Cianorte na Rota do Queijo, Prefeitura pretende ampliar possibilidades da agricultura familiar

Publicado em: 17/12/2021 00:00 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

A inclusão da agroindústria no itinerário contou com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura

Lançada no último dia 09 de dezembro pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), a Rota do Queijo pretende incentivar o turismo rural e fortalecer a produção de queijos nas propriedades. Cianorte está entre os 23 municípios que aderiram à iniciativa. Na tarde dessa quinta-feira (16), a empresária, Raquel Piornedo, proprietária da Arteijo, apresentou seus produtos ao prefeito, Marco Franzato, e expôs as necessidades para melhor estruturar o espaço e receber mais turistas no local. Com produção de queijos do tipo muçarela e minas padrão, o estabelecimento está regularizado pelo Serviço de Inspeção Municipal para Produtor de Origem Animal, o SIM/POA. A inclusão da agroindústria no itinerário contou com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura.

Na oportunidade, o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho, destacou as ações da pasta para fortalecer o turismo rural e fomentar o setor. “Nós oferecemos todo o suporte técnico da produção e a inspeção municipal aos produtores. A próxima etapa da Arteijo é entrar no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), para que seus produtos possam ser comercializados em todo o Paraná. É bom enfatizar que, qualquer queijeiro, atendendo aos requisitos de acesso a essa rota, pode participar e ganhar corpo”, ressaltou o secretário.

Para o prefeito, Marco Franzato, a meta é ampliar o número de agroindústrias no município e atrair mais turistas. “Ficamos muito felizes por ter Cianorte incluído nesta rota. Nosso compromisso é levar mais renda ao meio rural e ajudar o município a ter uma agricultura mais competitiva. É uma iniciativa que vem ao encontro da necessidade dos produtores e dos turistas, é uma forma de agregar valor ao campo e diminuir o êxodo rural porque dá a possibilidade de gerar empregos nas agroindústrias”, concluiu. Também participaram da reunião a secretária licenciada de Desenvolvimento Econômico, Larissa Meneguello Biggi Polli; o representante do IDR-Paraná, Sidney Valeriano; e a coordenadora de Turismo, Angela Carvalho de Andrade.