Castrapet da Sedest vai esterilizar cães e gatos gratuitamente em Cianorte

Publicado em: 20/12/2021 00:00 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

O Castrapet Paraná chega a Cianorte no comecinho de 2022 e vai promover a esterilização gratuita de 202 cães e gatos. Criado e promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos estará no município no dia 10 de janeiro.

Elaborado dentro da política de saúde única da Sedest, o programa visa o bem-estar animal e humano, com a prevenção de zoonoses e envolvendo o meio ambiente. Além de reduzir consideravelmente o risco de doenças como o câncer, outro objetivo da ação é o controle do nascimento desenfreado de cães e gatos, o que pode provocar maus-tratos, como o abandono dos animais.

O programa já está em seu segundo ciclo, com investimento total de R$ 4,9 milhões. “A meta é chegar a 30 mil animais esterilizados em 125 municípios de todas as regiões do estado”, explica o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes. Para que o animal seja atendido, é preciso fazer o credenciamento junto à Prefeitura.

As inscrições estão abertas desde novembro e ainda há vagas para cães e gatos machos. Para participar é preciso comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), na Avenida Piauí, 2099, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 16h, e apresentar o RG, CPF, comprovante de residência atualizado e o cartão do Bolsa Família ou o resumo do Cadastro Único.

CASTRAMÓVEL E CHIP – As cirurgias são realizadas dentro do castramóvel, veículo equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, monitor multiparamétrico, entre outros. Além da castração, os animais recebem um microchip para identificação e monitoramento.

Antes de realizar o procedimento, é preciso que os tutores respeitem o jejum absoluto de comida e água dos animais por oito horas. A medida é necessária para que os pets recebam e se recuperem bem da anestesia. Após a cirurgia, os responsáveis também são orientados sobre os cuidados pós-operatórios. Eles recebem remédios, como antibióticos, para a recuperação do animal e atendimento médico veterinário.

SERVIÇO:

CastraPet realiza castrações gratuitas em Cianorte

Data: 10 de janeiro de 2022

Endereço: Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori - Avenida Paraíba, 250