Ciscenop credencia litotripsia extracorpórea para cálculos renais e ureterais

Publicado em: 22/12/2021 00:00 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

O prefeito de Cianorte e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop), Marco Franzato, acompanhado pelo secretário executivo da entidade, Carlos Destefano, e pela secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci, prestigiou a inauguração do serviço de litotripsia extracorpórea da Clínica Médica Vianna – Policlínica, na última segunda-feira (20), pactuado para atender as cidades consorciadas.

“Esta é uma importante conquista para os usuários da rede pública, visto que a litotripsia extracorpórea é um procedimento não invasivo e de caráter ambulatorial que, por meio de uma máquina de emissão de ondas, visa implodir ou triturar os cálculos renais e ureterais que se encontram no trato urinário para que, em fragmentos menores, sejam eliminados pela urina, evitando a necessidade de um procedimento cirúrgico”, explicou Rebeca.

“Enquanto gestores em saúde, estamos em busca constante para pactuar novos serviços e ampliar nossa rede de atendimento à população. Nesse sentido, a litotripsia extracorpórea traz inovação, mais qualidade, agilidade e conforto para a nossa região. Com esse serviço, os municípios podem evitar deslocamentos de até 300 quilômetros, contando ida e volta, de pacientes até a cidade de referência”, afirmou Destefano.

O procedimento está à disposição das prefeituras, conforme recursos de cada uma e, segundo Franzato, o objetivo passa a ser pleitear, junto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o credenciamento para que o serviço tenha Cianorte como referência e seja realizado totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com abrangência de todos os municípios que compõem a 13ª Regional de Saúde. “Vamos fazer a diferença na vida da nossa gente”, destacou o prefeito.