Pré-Conferência Municipal de Saúde Mental acontece em Cianorte na próxima segunda-feira

 

Publicado em: 24/01/2022 09:16 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Aberto ao público, o encontro será realizado no próximo dia 31 de janeiro, às 9h, no Paço Municipal

Debater temas relevantes e discutir os avanços e desafios da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas no Paraná. Com esses objetivos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os conselhos Municipal e Estadual de Saúde e 13ª Regional de Saúde, realiza no próximo dia 31 de janeiro, às 9h, a Pré-Conferência de Saúde Mental. Com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, o evento acontecerá no Auditório da Educação, no Paço Municipal.

O encontro é direcionado aos usuários do sistema de saúde, trabalhadores, prestadores de serviço e gestores. Trata-se de um fórum de debate e deliberação sobre a Política Pública de Saúde Mental, aberto a todos os segmentos da sociedade e que tem como finalidades: avaliar a situação da Política Regional de Saúde Mental; formular, avaliar e fixar as diretrizes gerais da Política Estadual de Saúde Mental; e eleger e homologar os delegados para a V Conferência Estadual de Saúde Mental. A Secretaria Municipal de Saúde também realizará no dia 04 de fevereiro uma pré-conferência voltada aos trabalhadores do setor. Já a Conferência Regional ocorrerá no dia 09 de fevereiro.

“Muitas são as conquistas alcançadas com a Reforma Psiquiátrica, porém, é preciso fortalecer constantemente as Políticas Públicas. As pré-conferências têm esse papel, promover um amplo debate com os diversos setores da sociedade, de modo a identificar os novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental e traçar um percurso para construção de uma assistência qualificada, contemplando o desenvolvimento de ações, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esporte, entre outros”, comentou a assessora de Controle Social da 13ª Região de Saúde. Patrícia Regina de Oliveira.