Inscrições abertas para a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Publicado em: 24/02/2022 16:31 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Com o tema o "Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós", a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial já tem data para acontecer em Cianorte: dia 09 de março, de maneira híbrida (presencial e virtual), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Os interessados em participar devem efetuar inscrição até a próxima quinta-feira (03), por formulário on-line https://forms.gle/qnip3AZeBkx3hoEv9.

A programação tem início pela manhã, com a palestra magna ministrada pela Conselheira Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Iyá Roseli Freitas, seguida por debate e intervalo para almoço. A partir das 13h30, serão realizados os trabalhos em grupo e elaboração das propostas. A plenária final, com leitura e aprovação das propostas, está marcada para 15h30. Já às 16h30, a eleição dos delegados para representar o município na V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial marca o encerramento.

“A Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial é uma ferramenta essencial para assegurar a participação popular e democrática no debate, proposição, monitoramento, avaliação e fomento das políticas públicas. Por isso, convidamos a todos os cianortenses para que se façam presentes e colaborem com o progresso de nossa cidade”, afirma a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Daniely Resina Ferreira.

Confira os eixos temáticos:

- Eixo 1: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas do enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural;

- Eixo 2: Estabelecer diretrizes e avaliar a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem, em âmbito Estadual e Nacional;

- Eixo 3: Debater ações para a efetivação do respeito, a proteção e concretização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais da população negra e comunidades tradicionais;

- Eixo 4: Propor um conjunto de recomendações para o enfrentamento ao racismo institucional e a promoção da igualdade racial nos âmbitos do executivo federal, estadual, municipal e outros poderes.