Projeto Cianorte Mais Saudável dá dicas para plantar hortaliças em casa

 

Publicado em: 25/02/2022 17:59 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Com publicação mensal, a iniciativa do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que instrui a população, o Projeto Cianorte Mais Saudável, traz em fevereiro dicas para o cultivo de hortaliças em casa. Isto porque, uma vida mais saudável está diretamente ligada à alimentação, principalmente ao consumo de vegetais.

Nesse sentido, as hortaliças são importantes pois fornecem minerais, vitaminas e fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de cinco porções diárias de frutas, verduras e hortaliças, pelo menos cinco dias por semana. E você, está consumindo hortaliças no seu dia a dia?

O consumo de hortaliças pode se tornar mais prazeroso quando o cultivo é feito na própria residência. Esta é uma atividade antiestresse, que pode ser praticada por qualquer pessoa, inclusive em pequenos espaços, como vasos e canteiros suspensos. Confira três dicas para o plantio em hortas caseiras:

 

Dica 1: Escolha do local

A horta pode ser realizada em qualquer espaço, como canteiros ou vasos, no chão ou suspensos, desde que o local seja arejado, ensolarado e iluminado com, pelo menos, quatro a cinco horas de luz solar direta por dia. Escolha um solo fofo, sem pedras, plásticos ou resíduos de construção. Lembre-se da possibilidade de reaproveitar materiais para o plantio como garrafas PET, canos de PVC, baldes e bacias, desde que tenham profundidade suficiente para o desenvolvimento das raízes e o fundo seja perfurado para drenar o excesso de água.

 

Dica 2: Preparo do solo para encher vasos e canteiros suspensos

Uma receita simples para o preparo do solo para receber hortaliças é a mistura de 50 litros de solo para 34 litros de esterco de gado curtido (ou composto orgânico) ou 17 litros de esterco de frango curtido. Lembre-se que o esterco deve estar bem curtido para não queimar as raízes das plantas. Caso tenha dúvidas, espere ao menos 15 dias para utilizar a mistura no plantio. Caso queira enriquecer o solo, utilize 200 g de adubo NPK (4-14-8) e 100 g de calcário.

 

Dica 3: Plantio das mudas

As hortaliças podem ser plantadas através de mudas ou sementes. Em hortas caseiras, dê preferência por adquirir mudas prontas, vendidas em locais de procedência, com folhas verdes e sem manchas. Para produzir mudas na própria residência, utilize bandejas próprias para este fim ou recipientes reaproveitados para semeadura, como copos descartáveis.