Prefeitura anuncia estratégias para prevenção e combate à dengue em Cianorte

Publicado em: 18/03/2022 09:15

Em coletiva de imprensa, realizada na tarde dessa quinta-feira (17), representantes da Prefeitura de Cianorte anunciaram as medidas que devem ser tomadas pelos próximos dias para combater o mosquito Aedes aegypti no município. Entre as principais ações, destacam-se uma força-tarefa nos bairros que apresentam mais focos, ações educativas nas escolas, divulgações de formas de prevenção, mapeamento aéreo com drone de possíveis criadouros e a contratação do serviço de dedetização com bomba pulverizadora intercostal.

As medidas, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci, tem caráter preventivo e buscam evitar que Cianorte passe por um novo surto da doença, como ocorreu em 2020, quando 4.402 casos foram confirmados. “Decidimos traçar essa estratégia e organizarmos todo o trabalho com antecedência para impedirmos que esse cenário se repita. Traçamos medidas pontuais para agirmos com rapidez e eficiência”, disse. Além das ações preventivas, a secretária também comunicou que o sistema de saúde de Cianorte está preparado para atender os pacientes infectados.

As forças-tarefa tem início no próximo sábado (26), na região da Zona 02, e serão lideradas pelos agentes de combate à endemias. “Também convidaremos para estar conosco os servidores municipais, atiradores do Tiro de Guerra e voluntários da sociedade civil”, relatou o secretário municipal de Defesa Social, Coronel Elias Ariel de Souza. As ações conjuntas de combate continuarão pelos sábados seguintes (02, 09 e 16 de abril) nos bairros Jardins Santa Mônica e Universidade, que, atualmente, apresentam, mais focos do mosquito.

“Nós pedimos que a população nos apoie abrindo as portas para os nossos colabores e escutando e executando as orientações com atenção”, pontuou o prefeito em exercício, João Alexandre Teixeira. “Também pedimos que cada um faça a sua parte, zelando pelos locais de possíveis criadouros nas suas casas e também nas áreas vizinhas”, disse, ao anunciar que as denúncias de possíveis focos podem ser realizadas através do telefone 3619-0328 e do WhatsApp 99125-9767, de forma anônima.

As datas para as demais ações de combate, como a conscientização das crianças nas escolas, o mapeamento aéreo de criadouros com o drone e a dedetização com bomba pulverizadora intercostal, estão sendo estudadas. Assim que o calendário for definido, será divulgado através dos canais oficias da Prefeitura de Cianorte.