Secretaria de Educação lança Projeto Tema, com investimentos superiores a R$ 1 milhão

 

Publicado em: 22/03/2022 16:06 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Cerca de 2.700 estudantes de 3ºs, 4ºs e 5ºs anos, matriculados na rede municipal, receberão material didático e apoio para sanar a defasagem da leitura e escrita

 

Na noite da última segunda-feira (21), nas dependências do Anfiteatro da Unipar, a Secretaria Municipal de Educação de Cianorte lançou o Projeto Tema, iniciativa que pretende trabalhar a defasagem da leitura e da escrita entre as 2.685 crianças que cursam os 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental, nas escolas municipais. Os investimentos são de R$ 1.020.540,09, na aquisição de material de apoio complementar.

 

Cada estudante receberá, gratuitamente esse material anual que é composto por dois livros para sala de aula e dois livros para tarefas de casa, além de sílabas e letras móveis para o trabalho com a leitura e a escrita. Junto com o material didático, também foi adquirida a formação continuada aos 102 professores envolvidos, Plataforma de Ensino, atividades avaliativas diagnósticas e assessoria pedagógica para acompanhamento e avaliação dos resultados.

 

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Cianorte, Emerson Tolentino de Matos, elogiou a iniciativa: “Cianorte já vem recebendo destaque nas notas do IDEB e, projetos como este, enriquecem ainda mais o trabalho desenvolvido em nossas escolas. Quando falamos em qualidade de ensino, precisamos investir no professor, que deve estar em constante aperfeiçoamento. É por isso que estou certo de que o Tema será um sucesso”, disse.

 

Já a secretária municipal de Educação, Kelly Cristine Werdenberg, agradeceu toda a equipe que apoia o projeto. “Minha gratidão a todos que, de uma forma ou de outra, vêm colaborando para que o Tema traga resultados positivos. O material didático passou por avaliação criteriosa para que fosse adequado à nossa realidade. Somado a isto, temos o comprometimento dos nossos profissionais, o que certamente fará a diferença em nossas escolas”, revelou.

 

“Sinto-me muito honrado em poder participar de tamanha conquista. Investir na educação é o que de melhor podemos fazer para uma sociedade. A pandemia da Covid-19 nos trouxe avanços no desenvolvimento de tecnologias e ensino remoto. Porém, enfatizou a importância de a criança estar presencialmente na escola e vivenciar o ambiente estudantil. O Tema oferecerá ferramentas eficientes para que alcancemos nosso objetivo, que é o de oferecer o que há de melhor aos nossos alunos”, defendeu o prefeito em exercício, João Alexandre Teixeira.

 

Após o cerimonial, foi realizada uma entrega simbólica dos kits de materiais para professores e alunos que integrarão o projeto. E, na sequência, uma palestra com a professora Maria Cristina Meaney, doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com experiência na formação de professores e desenvolvimento de currículos e materiais didáticos.