Grupo da Juventude Acumulada promove a I Feira de Talentos e Trabalhos

Publicado em: 22/03/2022 17:32 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Cerca de 350 idosos participaram do evento expondo artesanato, comidas e danças

Com o objetivo de valorizar o idoso, o Grupo da Juventude Acumulada se reuniu, no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, nessa segunda-feira (21), para a I Feira de Talentos e Trabalho. Cerca de 350 idosos participaram do evento, que contou com 26 barracas de exposição de artesanatos, comidas e apresentações de danças. Participaram os grupos de Cianorte (Yoshito e João Bola), Vidigal e São Lourenço.

“Esse projeto da terceira idade é muito legal, porque aqui fazemos amizade, nos distraímos e temos momentos de lazer importantes para nossa saúde”, afirmou Euriphia Pereira Ricci, que faz parte do Juventude Acumulada e estava expondo seus crochês no evento.

Cleide Cadan, coordenadora do projeto, explicou que a ideia da I Feira de Talentos e Trabalhos surgiu ao constatar que, durante a pandemia, os idosos conversavam por grupo de rede social e com frequência postavam tapetes, pães, bolos e diversas atividades confeccionadas em casa. "A intenção é mostrar que o idoso é útil e produz itens lindos e saborosos", disse.

“A feira é uma promoção da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), com o objetivo de valorizar o dom de cada idoso. Nela, eles têm a oportunidade de expor o que eles confeccionam, suas habilidades culinárias e ainda compartilhar seus trabalhos com a população. Essa primeira edição foi fechada apenas para integrantes dos grupos, mas a intenção da secretaria é que no próximo ano seja um evento aberto a toda comunidade”, relatou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Pauliane Moreno Guides.

Entre as atrações, houve uma dinâmica com o palestrante Rhadamys Romero, que salientou a importância de cuidar da saúde mental, principalmente dos idosos, que nos últimos dois anos estiveram em maior isolamento social, e agora podem focar em “recomeçar e viver o lado bom da vida”.

O evento contou com a presença do prefeito em exercício, João Alexandre Teixeira, que enalteceu o trabalho da SMEL e do projeto Juventude Acumulada,  que possibilita momentos prazerosos aos idosos, através do esporte e do lazer; e do presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão, que parabenizou a atual gestão.