Portal do Empreendedor passa por atualizações e MEIs precisam se adequar para acessar serviços

 

Publicado em: 23/03/2022 17:15

Whatsapp

 

Microempreendedores Individuais que desejam formalizar o seu negócio, fazer alguma alteração ou baixa precisam ficar atentos à mudança para acessar os serviços digitais do Portal do Empreendedor. Desde o dia 16 de março, para ter acesso ao sistema, é necessário possuir conta gov.br, com nível de segurança prata ou ouro.

A conta gov.br é uma identificação segura que comprova em meios digitais quem está usando o sistema ou serviço. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros, podendo ser classificada como bronze, prata e ouro, de acordo com o nível de segurança.

As contas cadastradas exclusivamente com informações do CPF ou do INSS são consideradas de nível bronze. Já as contas validadas por biometria facial da carteira de motorista (CNH), dados bancários (internet banking ou banco credenciado) ou cadastro SIGEPE (servidores públicos) passam a ter nível prata de segurança. Por fim, as contas validadas pela biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com ICP-Brasil passa a ter nível ouro de segurança.

De acordo com a coordenadora da Casa do Empreendedor, Lilian Kely Ribeiro, “o momento é de adaptação às novas exigências. O usuário pode aumentar o nível de segurança da sua conta fazendo as validações exigidas pelo próprio celular. Porém, a Casa do Empreendedor está disponível para atender os microempreendedores com dúvidas sobre as novas funcionalidades do portal e demais assuntos relacionados ao MEI”.

Os interessados podem entrar em contato pessoalmente, no primeiro piso do Paço Municipal, pelo telefone fixo (44) 3619-6370; ou pelo WhatsApp (44) 99133-1789, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h30.